THE RICE EXPERIENCE

let food be the medicine

Fermentações Naturais

leave a comment »

Os probióticos são microorganismos benéficos, presentes em certos alimentos, bebidas ou suplementos dietéticos, que criam a possibilidade de rejuvenescer e criar a existência de microbiota no sistema gastrointestinal e gênito-urinário, e por todo o corpo.

O conhecimento ancestral dietético da nutrição popular e mesmo fontes da microbiologia, são bastantes limitadas, em termos de produtos probióticos. Na internet é comum encontrarmos referencia apenas ao yogurt, kefir, sauerkraut e kimchi como alimentos probióticos.

É normal assistirmos a uma negligência dos alimentos probióticos tradicionais que contêm a maior quantidade de micro organismos benéficos. A macrobiótica inclui os mais saudáveis, antigos, e os mais viáveis probióticos usados pelas culturas tradicionais mundiais cultivadas e fermentadas durante milhares de anos.

No topo da lista encontramos os produtos de soja fermentados: miso, molho de soja, tempeh, natto e tamari. O feijão natto não é fermentado mas possui a microflora benéfica a crescer dentro. Podemos incluir também os pickles naturais feitos com sal marinho e pressão (sem vinagre, açúcar, preservativos, aditivos, cozidos a altas temperaturas). As panquecas, crepes e pão de frigideira, quando sujeitos a fermentação, devem ter maior quantidade de micobiota vital.

O kimchi comercial não é um bom probiótico. Devido aos químicos, aditivos, preservativos, açúcar e fortes especiarias, provocam problemas digestivos. Os produtos lácteos com propriedades probióticas, podem provocar distúrbios digestivos e metabólicos, devido ao excesso e desequilíbrios provocados por: moléculas proteicas, cálcio, açucares do leite, quantidades excessivas de vitamina D artificial enriquecidas, calorias excessivas, provocando um desequilíbrio bio-químico.

A cozinha macrobiótica, normalmente tem um utensílio para fazer pickles, onde se encontra sauerkraut em processo de fermentação. Depois de alguns dias, quando os vegetais estiverem suficientemente fermentados, são refrigerados em frascos de vidros. Á medida que a fermentação vai libertando liquido, pressiona-se gradualmente os vegetais, fazendo-o também antes de os servir. O liquido é excessivamente salgado para ser bebido.

As produções caseiras de pickles vegetais/cereais, são de extrema importância. O hábito de usar a cozinha como um laboratório de experiencias, fortalece laços familiares e cria vida. A fermentação de cereais integrais ou de farelo proveniente de cereais integrais, é possivelmente a  mais rica de todas as fermentações. Os cereais criam um ambiente perfeito para a proliferação da microflora, onde os cereais fermentam.

Traduzido de um texto de John Harmon

Nota do tradutor e editor do blogue Nuno Pereira: Pela minha experiencia, os materiais com os quais são feitas as casas onde se cria este tipo de vida, podem ser decisivas no sucesso das fermentações. As casas de cimento, devido aos bloqueios energéticos, não proporcionam um bom habitat para a existência das bactérias que ajudam no processo de fermentação….

 

Written by thericeexperience

Setembro 23, 2019 às 12:53 pm

Publicado em Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: