THE RICE EXPERIENCE

let food be the medicine

O QUE ANDAMOS A FAZER?

leave a comment »

NOVEMBRO DE 2016

img_6345WORKSHOPS E RETIROS NA QUINTA DA ALFARROBEIRA

Pelo terceiro ano consecutivo volto à Quinta da Alfarrobeira para preparar refeições para os participantes e ‘coachers’ dos workshops e retiros que acontecem neste período do ano. Desta vez com um amigo muito especial: O Favolas!

Os dois primeiros workshops, integrados nos
ciclos ‘Coaching in Nature’ monitorizados
pela Nanette, resultaram mais uma vez em autênticos
festivais de sabores, com a surpresa de no final, os participantes terem trazido um presente feito em conjunto num dos momentos do workshop. Que melhor recompensa senão ver o nosso trabalho e dedicação reconhecidos com tanto carinho e alegria? O Favolas não hesitou em ficar nas fotografias com os presentes!

O Retiro ‘Descobrir o Eu interior’, organizado pela Nicolette teve um plano de refeições completo, onde pude contar com a participação da minha amiga Cátia Lisa para a preparação dos jantares.

A satisfação e surpresa do grupo e das coachers ao longo da semana foi muito gratificante. O resultado foi o convite por parte da Nicolette para prepararmos as refeições do workshop do próximo ano 🙂

Agradeço à Inge e ao Teo, por todo o carinho com que nos têm recebido na vossa Quinta; À Nanette e à Nicolette, pela possibilidade que nos foi oferecida e pelo reconhecimento da qualidade do nosso trabalho; à Cátia e ao Daniel pelo apoio e colaboração e a todos os que se aventuraram nas viagens de sabores por nós oferecidas.


OUTUBRO DE 2016

OFICINA DE FERMENTADOS @ QUINTA DOS 7 NOMES

7nomes-fermentadosEstivemos na Quinta dos 7 Nomes juntamente com a Inês Barros para mais uma Oficina de Conservas da Horta, a ocupar uma simpática manhã de outono, com um grupo muito giro, participativo e cheio de ideias a partilhar.

Agradeço a todos os participantes, à Isabel e à Joana pela oportunidade em realizar esta oficina na vossa quinta e pela partilha de vegetais da vossa maravilhosa horta, e claro à Inês 🙂


ENTRE JUNHO e SETEMBRO DE 2016

CASAMENTO CLÁUDIA & FLORIS

Os Preparativos

Tudo começou com um telefonema em Junho. A Liesbeth, mãe da Cláudia, desafiou-nos a preparar o menu para o casamento da filha, de acordo com as éticas da Permacultura. Um desafio muito interessante, que envolveu duas equipas de cozinha: uma, liderada pelo Kasper, responsável por preparar todas as refeições durante três dias excepto as do Casamento propriamente dito, uma vez que todos os convidados estariam na Quinta durante esse período; outra, entregue a nós, para preparar e servir um cocktail imediatamente após a cerimónia e o jantar do Casamento.

Ainda em Junho servimos um jantar de apresentação de um possível menu, para 15 familiares que estavam de visita à Liesbeth e ao Rob. Correu muito bem e permitiu-nos decidir quanto ao menu final.

O Casamento

Durante três dias do mês de Setembro estivemos a preparar receitas especiais para as servir durante um acontecimento mágico: o Casamento da Cláudia e do Floris, um jovem casal holandês que escolheu para este momento único das suas vidas um Menu Natural cheio de sabores, preparado na íntegra por nós.

Na cozinha o ambiente foi sempre divertido e relaxado e o suporte da Sofia e do Alex foi essencial para que tudo pudesse acontecer. Também a participação sempre activa da equipa de cozinha holandesa, liderada pelo Kasper, foi exemplar. Grata a todos!!

Agradeço aos pais da Cláudia, que nos desafiaram para esta missão e proporcionaram as condições necessárias para que tudo se pudesse realizar; a toda a equipa de trabalho – em especial à Carolina, à Diana, à Jonna e ao Niek, que nas suas diferentes funções realizaram todas as tarefas necessárias para o suporte do evento; à família e convidados que conviveram connosco durante 3 dias e ajudaram pontualmente em algumas missões chave e claro, à Cláudia e ao Floris.


JULHO DE 2016

marmitas- postOficina de Culinária Natural

Marmitas saudáveis para um dia-a-dia simples e saboroso

Este foi o quarto verão sem  deixar de passar pelo CEA, na Quinta da Machada. E que maior alegria senão a de voltar a encontrar várias caras que nos acompanham desde sessões anteriores e voltar a um manhã de calor cheia de sabores e troca de saberes.


CICLO DE WORKSHOPS DE COZINHA NATURAL

A 19 de Junho arranca o Ciclo de Oficinas onde vamos abordar vários temas relacionados com Alimentação Natural e olhar os alimentos do ponto de vista culinário, terapêutico, energético e nutritivo.

Workshops de Cozinha Natural A3

Clica na imagem, onde encontras informação acerca dos temas que vamos aprofundar.

Inscrições através de thericeexperience@gmail.com


marmitas- postOFICINA DE CULINÁRIA NATURAL

Marmitas saudáveis para um dia-a-dia simples e saboroso

Nesta oficina vamos aprender receitas e truques práticos, saudáveis e muito saborosos para preparar marmitas que vão simplificar os seus almoços durante a semana e os fins-de-semana na praia ou no campo. Venha e torne a sua vida simples!

Quando? Sábado, 16 de Julho das 9:00 às 13:00h

Quanto? 10€E

Onde? CEA, Quinta da Machada, Barreiro

Pode consultar aqui a agenda de Actividades para o verão de 2016, do CEA da Quinta da Machada,no Barreiro.


Cozinha Natural – workshops e jantares privados

As oficina e os jantares privados têm sido uma constante troca de experiências e conhecimento, momentos cheios de alegria e enorme prazer na hora de sentar à mesa. Como muitas vezes me dizem, um ‘happening’ repleto de cor e sabores naturais que não se sonha possível numa só refeição. 

Deixo um agradecimento especial à minha mãe e à Tia Céu, que tornaram possíveis momentos únicos 🙂


Março 2016: Star Seed Activation

Foi uma semana intensa passada entre vegetais, fogo, facas e tachos. A primavera chegou e com ela a energia da activação e ignição. Dias quentes e noites frias pedem refeições frescas e ao mesmo tempo reconfortantes, e assim o fizemos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Agradeço ao Vale da Lama, à Ana Marreiro, ao Dju, à Ana Maria, à Rita, à Catarina e à Beate, e Claro ao Froukje e à Jeroen por todo o apoio ao longo desta semana de arranque de primavera.


Fevereiro 2016: Coaching with Nature

salada fruta inverno.jpg

IMG_4159

Novembro 2015: Coaching with Nature

Este mês o meu tempo é dedicado aos participantes de dois Workshops onde se aprende estando e observando a Natureza. Preparo os jantares que rematam os dias passados lá fora, com a terra, as pedras, as árvores, as flores, o mar, os insectos. E que melhor forma de o fazer senão com uma refeição Natural preparada com alimentos da época, locais, orgânicos, frescos e muito amor?

.

.

.

E o que recebo de volta são mensagens de gratidão e amor, que enchem o coração! 😀


As Oficinas em Loulé já começaram! E estão a ser muito divertidas e activas, ou não fosse este grupo super participativo e interessado. A próxima oficina está agendada para o dia 29 de Novembro. Venham!

KombuchaOficina de Fermentados e Conservas Vegetais & Proteína Vegetal – 3 e 4 de Outubro.

Neste fim-de-semana juntamo-nos na casa de Tôr para muitas experiências e produções.

Preparámos Tofú e Seitan, provámos Kombucha e aprendemos a preparar uma nova, fizemos Conserva de raízes prensadas, Conservas em Azeite, Conservas em Açúcar e falámos sobre técnicas de Pasteurização de Sumos de Fruta, secagem de ramas verdes e sementes para preparação de condimentos.

Intercalando com todo este trabalho preparámos uma refeição e um óptimo lanche onde pudemos provar muito do que fizemos ao longo dos dois dias de oficina.

.

.

Loulé, Oficina de Fermentados e Conservas Vegetais, 5 de Setembro.


Podem ter uma ideia de como foi a Oficina  “Licores e Azeites aromatizados” no dia 22 de Agosto


Foi uma alegria cozinhar com a Ana para o Retiro ‘Yoga & Nutrition’, que decorreu no Eco Resort da Quinta do Vale da Lama, na última semana de Julho.

No último dia, a manhã foi ocupada com um Workshop de Cozinha Natural, cujas receitas preparadas foram servidas ao Almoço a um grupo de 10 pessoas que estava de visita à Quinta. Ao jantar, preparámos um Sushi Vegetariano para celebrar o fim do Retiro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ao jantar, preparámos um Sushi Vegetariano para celebrar o fim do Retiro.


E a Oficina ‘Uma refeição Selvagem’,na Mata da Machada, foi assim

Deixo aqui um agradecimento especial à Jamie, que partilhou connosco o seu vasto conhecimento sobre plantas, em particular Plantas Selvagens. 


Tive o privilégio de preparar refeições para o simpático grupo  que se reuniu durante o Workshop de Cura Quântica Unificada, que ocorreu no fim de semana de 6 e 7 de Junho na Casa Sakra. O resultado está à vista!

Grata pela oportunidade 😉


oficina-almoco VerãoOficina de Culinária Natural

Tema: Almoço de Verão  | Dia 11 de Julho – Sábado – 10h às 13h | c/ Cátia Lisa e Maria Quintino

– Nesta oficina convidamo-lo a cozinhar os alimentos desta Estação, e assim sintonizar-se com a energia desta época do ano. Tirando partido do que a terra nos dá, iremos seleccionar os alimentos locais e da época e criar uma refeição com a frescura e os sabores do Verão. Por fim, teremos ainda oportunidade de reservar um momento para, em boa companhia, desfrutarmos desta maravilhosa e completa refeição.

—————

During this workshop we invite you to join us preparing seasonal foods and tune in to the energy of this time of the year.
Accepting what nature offers, we will sellect local and seasonal foods to create a meal with the freshness and flavors of Summer. In the end we will have the opportunity to take a moment to, in good company, enjoy this wonderful and complete meal.

– Menu –

Sopa fria de Pepino | Salada de Feijão Germinado | Polenta de Vegetais  | Agar-agar de Fruta

Cold Cucumber soup  |  Sprouted bean Salad  |  Veggie Polenta  |   Agar-Agar with Fruit

Inscrições: info@casasakra.com


OFICINAS NO BARREIRO – MATA DA MACHADA

Este verão vamos estar na Mata da Machada juntamente com a Inês Barros para mais duas oficinas práticas, “Uma refeição selvagem” dia 25 de Julho e “Licores e Azeites aromatizados” dia 22 de Agosto.

Podem consultar aqui a  Agenda de Atividades “Reserva o Verão em Família”, com promoção da Câmara Municipal do Barreiro. Mais informações e inscrições em 800 912 070.

licores aromatizados

refeição selvagem


CartazOficina de Culinária Natural
Snacks para pais e filhos

Vamos preparar sobremesas e snacks naturais para toda a família
Riscamos da lista de ingredientes o açúcar e os adoçantes sintéticos, os lacticínios, as farinhas brancas industriais e todos aqueles ingredientes que não nos trazem boa saúde. Em contrapartida vamos aprender a escolher os ingredientes certos e criar sobremesas e snacks muito saborosos e que nos mantêm em forma, saudáveis e felizes.

Quando: 30 de Maio, das 15 às 17h

Quanto: 25€ por Adulto + Criança (12€ por participante adicional)

Inscrições: quintadovillar@gmail.com | 932 500 600

Onde: Quinta pedagógica Armando Vilar


oficina-almoco primavera.pub

Oficina de Culinária Natural

Tema: Almoço de Primavera  | Dia 16 de Maio – Sábado – 10h às 13h | c/ Cátia Lisa e Maria Quintino

– Nesta oficina convidamo-lo a cozinhar os alimentos desta Estação, e assim sintonizar-se com a energia desta época do ano. Tirando partido do que a terra nos dá, iremos seleccionar os alimentos locais e da época e criar uma refeição com as cores e sabores da Primavera. Por fim, teremos ainda oportunidade de reservar um momento para, em boa companhia, desfrutarmos desta maravilhosa e completa refeição.

—————

During this workshop we invite you to join us preparing seasonal foods and tune in to the energy of this time of the year.
Accepting what nature offers, we will sellect local and seasonal foods to create a meal with the colors and flavors of spring. In the end we will have the opportunity to take a moment to, in good company, enjoy this wonderful and complete meal.

– Menu –

Sopa de Cevada | Salada de Quinoa & Feijão Mung | Tarte de Pêra

inscrições: info@casasakra.com


Vamos fazer pizzas

VAMOS FAZER PIZZAS?

Tragam aventais e vamos por mãos à obra!

Nesta oficina vamos fazer a massa e preparar as nossas próprias Pizzas, que serão assadas no forno a lenha para no fim as comermos.

Quando: 19 de Abril, das 11 às 13h

Quanto: 20€ por uma criança e um adulto (7€/participante adicional); inclui almoço e visita à quinta

Para famílias com crianças dos 3 aos 12 anos | Mínimo de 6 crianças

Concepção e dinamização: Maria Quintino pela The rice experience

Organização: Quinta Pedagógica Armando Villar

Inscrições até dia 16: quintadovillar@gmail.com | 932 500 600

Aqui ficam algumas fotografias do que preparámos e comemos na oficina. Obrigada a todos pela vossa participação 🙂


CASA SAKRA

No passado dia 28 de Janeiro demos uma Aula de Cozinha Natural Terapêutica, com o tema: cereais integrais.
Nesta aula (como em todas), preparamos uma refeição completa, onde todos os alunos participaram activamente, e trocamos conhecimentos desde como seleccionar o alimento em si, como prepará-lo e em que ocasiões devemos ou não consumi-lo. Por fim, tivemos o prazer de degustar esta fabulosa, saudável e saborosa refeição!


10915204_903465269693777_4793939060986536249_n

A PARTIR DO MÊS DE JANEIRO DE 2015, NA CASA SAKRA

Alimentação Natural Terapêutica

Acreditando e sendo testemunha da importância da alimentação na saúde e bem-estar de todos nós, a terapeuta Maria Quintino tem-se dedicado à exploração do Alimento enquanto terapia e aliado à saúde.

– Consulta de Orientação Alimentar.
Nesta consulta é feito um diagnóstico e desenhada uma estratégia alimentar terapêutica de acordo com a condição particular de cada um.

– Aulas de Cozinha Natural Terapêutica

Destinada a todos aqueles que necessitam e pretendam aprender ou consolidar os conhecimentos e experiência em Alimentação Natural Terapêutica. Esta aula permite desenvolver uma vertente da saúde adaptada à sua condição pessoal e com isso melhorar também a relação entre corpo, mente e espírito. Que o alimento seja a solução!

Para mais informação pf consulte: http://www.casasakra.com/pt/therapies/facial-treatment/
ou contacte-nos através do nosso e-mail: info@casasakra.com


Miso caseiro e sopa de miso

A SOJA COMO ALIMENTO SAUDÁVEL

Saber escolher é saber viver

Formas mais apropriadas de consumir a soja: pratos preparados com Miso, Shoyu, Temphe e Tofu.

A soja é um alimento presente na alimentação vegetariana e vegana que surge como substituto da proteína de origem animal. Saber escolher e utilizar os produtos derivados da soja é de grande importância e o resultado está na nossa saúde.

Nesta oficina vamos conhecer vários produtos derivados da soja, aprender a seleccionar e preparar aqueles que nos são benéficos e que enriquecem o sabor e valor nutritivo e terapêutico das nossas refeições.

Vamos também abrir e degustar o Miso que preparámos no ano passado, e portanto ter connosco o grupo que se juntou para o fazer.

Quando: 14 de Março de 2015

Quanto: 35€

Onde: Centro Tinkuy

Inscrições: e-mail tinkuyinscritos@gmail.com | tlf. 219280481


cartaz Jantar Outono

Oficina de Cozinha Natural – Jantar de Outono

14 de Novembro, das 18 às 21h

Vamos Cozinhar com os alimentos desta Estação, como as castanhas e as abóboras, e assim sintonizar com a energia desta época do ano.
Tirando partido do que a terra nos dá, vamos seleccionar os alimentos locais e da época e criar uma refeição com as cores e os sabores do Outono. No fim, sentamo-nos à mesa para uma bela refeição em boa companhia!

Valor: 35€/participante com jantar incluído (desconto se trouxer um amigo)

Dinamização: Maria Quintino (thericeexperience.com)

Inscrições: 932 500 600; quintadovillar@gmail.com

.


Microsoft Word - 2º TEMA - LEGUMINOSAS.docx

DESCOBRIR O ALIMENTO APRENDENDO A COZINHÁ-LO

Oficina de Cozinha Natural

Vamos iniciar um ciclo de oficinas de cozinha natural, onde serão abordados 6 temas distintos que no seu todo oferecem uma viagem ao mundo dos alimentos e de como os podemos cozinhar de forma saudável, integrada e variada.

Os temas são Cereais Integrais, Leguminosas e Proteína Vegetal, Vegetais e Raízes, Algas e Conservas, Sementes e Temperos, e Farinhas e Massas

Inscrições: lisacatia78@gmail.com | thericeexperience@gmail.com
96 69 340 68 | 96 532 60 66

.


oficinas-ROGIL

Com 1º Tema: Cereais Integrais

Próximo tema e data são lançados no fim da oficina

Quanto: 1 Oficina 25€  |  Módulo Completo (6 Oficinas) 120€

Quando: 28 de Setembro, das 10h às 14h

Onde: ROGIL

Com Cátia Lisa e Maria Quintino

Inscrições: lisacatia78@gmail.com | thericeexperience@gmail.com
96 69 340 68 | 96 532 60 66

E o primeiro tema correu muito bem! O grupo era muito alegre e cozinhámos em conjunto, aprendendo com a experiência e conhecimento de todas. Obrigada!


ESTE VERÃO VAMOS ESTAR NA MATA DA MACHADA, NOS DIAS 6 DE JULHO, 26 DE JULHO E 6 DE SETEMBRO COM OS TEMAS ‘LICORES E AZEITES AROMATIZADOS’, CANNING – CONSERVAS DA HORTA E SUPERALIMENTOS PORTUGUESES.

Podem consultar a agenda aqui

SUPERALIMENTOS
PORTUGUESES

6 de setembro | 9h – 13h
Numa época em que é moda consumir bagas exóticas e frutos de outros continentes, chegou a altura de perceber o poder do alimento que cresce na nossa terra. O alho, a couve, a alfarroba entre outros, são milagrosos pelo seu sabor delicioso e efeitos
terapêuticos. Aprenda a fazer saborosos cozinhados para o seu pequeno-almoço ou para petiscar entre refeições. O nosso remédio cresce à nossa porta!

Nº de Participantes: 16
Custo:10 € (inclui degustação)
Inês Barros e Maria Quintino

Este slideshow necessita de JavaScript.


CANNING
CONSERVAS DA HORTA

26 de julho | 10h – 14h
Esta arte milenar é usada pelo Homem com o intuito de preservar alimentos através da fermentação. Convidamo-lo a pôr em prática vários métodos de
fermentação com vegetais, que poderá usar para aproveitar verduras e legumes da época, e consumi-las mais tarde. No fim poderá saborear e levar para casa esta arte em conserva.

Nº de Participantes: 16
Custo: 10 € (inclui degustação)
Inês Barros e Maria Quintino


OFICINA DE LICORES
E AZEITES AROMATIZADOS

6 de julho | 9h – 13h
Nesta oficina vamos aprender a arte de fazer vários licores de sabores quentes, como o de alfarroba, ou fragrantes, como o de poejo ou menta. Vamos ainda aprender a condimentar azeite e a fazer óleos para massagens através da aromatização com ervas e flores. Tudo elaborado com ingredientes tradicionais portugueses, com receitas simples e acessíveis a todos.
Para terminar, poderá provar as delicias realizadas.

Nº de Participantes: 16
Custo: 10 € (inclui degustação)
Inês Barros e Maria Quintino


miso

“A ARTE DO MISO, ALIMENTO VIVO”, DESTA VEZ NO ALGARVE – VALE DA LAMA. Dia 4 de Maio, às 10h

Vamos aprender a fazer Miso, uma pasta de soja fermentada tradicional da Ásia considerada sagrada pelo seu valor medicinal e nutricional. Com um efeito alcalinizante no nosso corpo o miso é uma fonte concentrada de proteínas, vitamina B12 e microorganismos benéficos para o tracto digestivo.

Rico em iodo, o miso ajuda no funcionamento da Tiróide, glândula prejudicada pela crescente exposição à radiação a que somos sujeitos, dada a realidade de Fukushima, Fracking e as fugas consecutivas de centenas de centrais nucleares pelo mundo.

Para quem gosta de pôr mãos à obra e reconheça a importância de se tornar autónomo, aqui está a oportunidade para aprender a fazer este alimento vivo e terapêutico.

Cada participante levará o seu Miso caseiro para casa.

Video sobre a arte de fazer Miso: A arte de fazer Miso

Haverá ainda espaço para fazermos algumas receitas basilares com esta iguaria.

Faz a tua inscrição através do email ou contacto telefónico abaixo.

DATA: Sábado 4 de Maio

HORÁRIO: de 10h às 13h

FACILITADORAS: Inês Barros e Maria Quintino

PREÇO 35€ (desconto no preço se trouxeres mais uma pessoa)

CONTACTOS thericeexperience@gmail.com; 966934068

ATENÇÃO As inscrições só serão validadas após o pagamento de 15€, por transferência bancária. Os restantes 20€ podem ser pagos no dia do workshop.

ws miso_VDL

____________________________________________________________________


Conservas Vegetais

Conservas Vegetais

WORKSHOP DE ALIMENTOS FERMENTADOS, COM INÊS BARROS E MARIA QUINTINO – 19 de Abril de 2014 @ Vale dos Coiços

As técnicas de fermentação são ferramentas de preservação de alimentos que podem ser feitas em qualquer cozinha, por qualquer pessoa. Convidamo-vos a pôr em prática vários métodos de fermentação com vegetais numa viagem pelo mundo bacteriano.

O que são alimentos fermentados?

Alimentos vivos, não pasteurizados e fermentados incorporam bactérias benéficas para o nosso sistema digestivo numa relação de simbiose.

O consumo de alimentos fermentados pelo Homem é uma prática milenar por todo o planeta. É suprir directamente o nosso sistema digestivo com culturas vivas essenciais para a decomposição dos alimentos e assimilação de nutrientes.

Alguns produtos fermentados têm efeitos antioxidantes e os processos de fermentação removem toxinas dos alimentos. Certos microorganismos originam extraordinárias transformações culinárias. Pequenos seres, invisíveis para o olho humano, oferecem-nos sabores incríveis e muito variados.

Inclui degustação dos produtos fermentados. Cada pessoa leva consigo uma amostra de uma das conservas preparadas.

Os participantes podem aproveitar para almoçar por um preço especial de 10€ (Reservas no acto da inscrição).

Data: 19 de Abril

Hora: 10h ás 13h

Facilitadoras: Inês Barros e Maria Quintino

Investimento: 30€ (desconto no preço se trouxeres mais uma pessoa)

Inscrições através de valedoscoicos@gmail.com

mais informações aqui


miso

“A ARTE DO MISO, ALIMENTO VIVO”

Vamos aprender a fazer Miso, uma pasta de soja fermentada tradicional da Ásia considerada sagrada pelo seu valor medicinal e nutricional. Com um efeito alcalinizante no nosso corpo o miso é uma fonte concentrada de proteínas, vitamina B12 e microorganismos benéficos para o tracto digestivo.

Rico em iodo, o miso ajuda no funcionamento da Tiróide, glândula prejudicada pela crescente exposição à radiação a que somos sujeitos, dada a realidade de Fukushima, Fracking e as fugas consecutivas de centenas de centrais nucleares pelo mundo.

Para quem gosta de pôr mãos à obra e reconheça a importância de se tornar autónomo, aqui está a oportunidade para aprender a fazer este alimento vivo e terapêutico.

Cada participante levará o seu Miso caseiro para casa.

Video sobre a arte de fazer Miso:

A arte de fazer Miso

Haverá ainda espaço para fazermos algumas receitas basilares com esta iguaria.

Faz a tua inscrição através do email ou contacto telefónico abaixo.

DATA: Sábado 8 de Março

HORÁRIO: de 16h às 19h

FACILITADORAS: Inês Barros e Maria Quintino

PREÇO 35€ (desconto no preço se trouxeres mais uma pessoa)

CONTACTOS thericeexperience@gmail.com; 966934068

ATENÇÃO: As inscrições só serão validadas após o pagamento de 15€, por transferência bancária. Os restantes 20€ podem ser pagos no dia do workshop.

E o workshop correu muito bem! O grupo que se juntou estava muito interessado e participativo, e com toda a boa energia gerada o resultado foi um Miso com um cor, cheiro e consistência que promete! Marcamos novo encontro para a abertura dos potes mágicos, no início do Outono. Obrigada a todos! 

Seguem algumas fotografias, cedidas gentilmente por Gil Vargas. Grata pela partilha.

 


 

IMG_6021WORKSHOP DE CONSERVAS VEGETAIS – 8 de Dezembro de 2013

Alimentos vivos, não pasteurizados e fermentados incorporam bactérias benéficas para o nosso sistema digestivo numa relação de simbiose. O consumo de alimentos fermentados pelo Homem é uma prática  milenar por todo o planeta. É suprir directamente o nosso sistema digestivo com culturas vivas essenciais para a decomposição dos alimentos e assimilação de nutrientes. Alguns produtos fermentados têm efeitos antioxidantes e os processos de fermentação removem toxinas dos alimentos. Certos microorganismos originam extraordinárias transformações culinárias. Pequenos seres, invisíveis para o olho humano, oferecem-nos sabores incríveis e muito variados.

As técnicas de fermentação são ferramentas de preservação de alimentos que podem ser feitas em qualquer cozinha, por qualquer pessoa. Convidamo-vos a pôr em prática vários métodos de fermentação com vegetais numa viagem pelo mundo bacteriano.

Inclui degustação dos produtos fermentados. Cada pessoa leva consigo uma amostra de uma das conservas preparadas.

Os participantes podem aproveitar para almoçar por um preço especial de 10€ (Reservas no acto da inscrição).

Faz a tua inscrição através do email ou contacto telefónico abaixo.

Data: 8 de Dezembro de 2013 Hora: 10h a 14h

Facilitadoras: Inês de Barros e Maria Quintino

Investimento: 35€ (desconto no preço se trouxeres mais uma pessoa)

Contactos e Inscrições: thericeexperience@gmail.com ou  966934068


misoOUTONO DE 2013

“WORKSHOP A ARTE DO MISSO, ALIMENTO VIVO II”

Depois do sucesso da primeira sessão, em Novembro de 2012, é com grande alegria e entusiasmo que anunciamos que em breve será lançada uma nova data para, mais uma vez, fazermos Miso em casa e confeccionarmos algumas receitas com este ingrediente de grande valor medicinal e nutricional.

Mais informações em breve.


8 DE SETEMBRO DE 2013

WORKSHOP CULINÁRIA SUSTENTÁVEL – PERMACULTURA À MESA

Com Maria Inês Barros e Maria Quintino

Domingo, 8 Setembro de 2013, das 10h00 às 14h00

Vamos confeccionar de forma mais saudável, com ingredientes exclusivamente portugueses, cultivados de forma biointegrada, e tendo em conta as variedades tradicionais. Sem  recurso a gás propano/natural, vamos cozinhar usando forno solar, rocket stove e thermal box. Vamos aprender a seleccionar os melhores ingredientes, aprender técnicas de culinária ancestral tradicional, e descobrir mais sobre métodos de preservação e de transformação alimentar.

Onde: Centro Tinkuy, Almoçageme, Sintra

Quanto: 35€ (A inscrição é validade pelo pagamento de 15€. Os restantes 20€ serão pagos no dia do Workshop)

Informações e inscrições: centrotinkuy@gmail.com


Voltámos ao Barreiro no dia 7 de Julho de 2013, e correu muito bem!! 🙂 

Culinaria tradicional sustentavel

Neste workshop vamos provar como é possível criar uma refeição com ingredientes exclusivamente locais, cultivados de forma bio-integrada e tendo em conta as variedades tradicionais. Confecionar uma refeição sem recurso a gás propano/natural, usando forno solar, rocket stove e termal box e aprender como nos podemos tornar energicamente independentes à hora da refeição.

Com técnicas de culinária tradicional, vamos cozinhar desde as migas à moda da beira, pesto de pinhão e coentros, pão de centeio e alecrim, até ao brownie de alfarroba, creme de maçã reineta e várias outras experiências gastronómicas.
No final da atividade terá direito a deliciar-se com o almoço confecionado.

INÊS BARROS E MARIA QUINTINO


Estivémos no Barreiro no dia 15 de Junho de 2013 e foi um sucesso! Obrigada a todos!

Canning-conservas da horta

Quantas vezes já desperdiçou legumes?

Convidamo-lo a pôr em prática vários métodos de conservação de vegetais numa viagem pelo mundo bacteriano.
As técnicas de fermentação são ferramentas de preservação de alimentos que podem ser feitas em qualquer cozinha, por qualquer pessoa.

O consumo de alimentos fermentados pelo Homem é uma prática milenar por todo o planeta. É suprir directamente o nosso sistema digestivo com culturas vivas essenciais para a decomposição dos alimentos e assimilação de nutrientes.

No fim vamos degustar e levar para casa a nossa arte em conserva.

INÊS BARROS E MARIA QUINTINO


CANNING NO BOMBARRAL

Flyer-Nutre-Canning-23Fev(peq)Inês Barros  da www.nutre.org e Maria Quintino  de thericeexperience.com vão estar na Quinta do Avô João (projecto permacultura no Estorninho, Bombarral) no dia 23 de Fevereiro de 2013, das 10h00 às 15h00, para nos ensinarem a conservar os alimentos da horta, de forma saudável e divertida, para podermos depois aplicar aos excedentes do jardim comestível!

Valor: 60€/pax

Inclui todos os ingredientes e almoço vegetariano

Local:

Quinta do Avô João (http://goo.gl/maps/4HA6c)

(projecto de permacultura a dar os primeiros passos com o João Jorge)

Estorninho-Bombarral

Contactos:

Fátima Colaço – 965 384 458

Elsa Mota – 917 521 067

Inscrição:

Envio de comprovativo de pagamento para esassociacao@gmail.com

com indicação nome participante, nº contribuinte e contacto telefónico

NIB ES  0045 5120 40247378108 24


 canning coimbra - 30 Mar - quintarevelesMais detalhes em breve


Vamos dar início a um ciclo de workshops de culinária natural.

Será compreendido por 8 módulos, com uma frequência mensal. O primeiro vai acontecer já no próximo dia 29 de Abril de 2012. As datas dos módulos seguintes serão anunciadas na sequência de cada módulo.

Junte-se a nós e venha aprender a cozinhar alimentos saudáveis de forma natural e integrada.

Download cartaz

.

.

.

.

.


1º MÓDULO

WORKSHOP DE ARROZ E CEREAIS INTEGRAIS

Os cereais integrais estão na base do desenvolvimento humano, encontrando-se associados às diversas civilizações que, ao longo de milénios, têm ocupado o nosso planeta. A cada região e comunidade correspondem diferentes tipos de cereais, com métodos de cultivo e culinários distintos, o que possibilitou a enorme variedade cultural que hoje conhecemos. Venha aprender a cozinhá-los de forma completa, saudável e saborosa, aliando o prazer da cozinha ao bem estar e á saúde.

VAMOS COZINHAR

Arroz integral na panela de pressão

Sopa de millet com vegetais

Salada de trigo serraceno

Croquetes de quinoa

Arroz moti com pasta de amêndoa

QUANDO

Dia 29 de Abril, entre as 10 e as 14h

QUANTO

30€, com almoço incluído

ONDE

São João do Estoril

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES

thericeexperience@gmail.com

96 69 340 68 | 91 744 70 01

 Download cartaz


2º MÓDULO

WORKSHOP DE ALGAS

As algas tiveram um importante papel na cozinha de todas as sociedades tradicionais, sendo colhidas dos oceanos, lagos e rios para serem consumidas diariamente.

Ricas em fibras, minerais e vitaminas, as Algas são há muito valorizadas pelas suas qualidades, sendo uma iguaria deliciosa e satisfatória quando cozinhadas de forma adequada.

Além de alimento, as algas têm sido usadas como fertilizante, material de isolamento e como fonte de sal. Hoje, a indústria utiliza-as como estabiliadores e emulsionantes em alimentos processados, em cosmética e em medicamentos.

Neste workshop vamos cozinhar vários pratos com algas, recuperando o seu uso enquanto alimento integral e o interesse nestas plantas versáteis.

QUANDO

Dia 24 de Junho, entre as 10 e as 14h

QUANTO

30€, com almoço incluído

ONDE

São João do Estoril

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES

thericeexperience@gmail.com

96 69 340 68 

 Download cartaz

Anúncios

Written by thericeexperience

Abril 23, 2012 às 12:30 pm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: