THE RICE EXPERIENCE

let food be the medicine

Documentário Fast Food Junkies Go Native in Hunza

with one comment

Povo de Hunza, já ouviste falar? Possivelmente não, eu conheci-o hoje. Parece que é dos povos mais saudáveis do planeta, cuja esperança média de vida ultrapassa os 100 anos. Não têm diabetes, asma, problemas de coração, artrites nem cancro, aliás, praticamente não sofrem de problemas de saúde. A sua alimentação é à base de cereais integrais, frutas, verduras e castanhas, alimentos frescos e orgânicos cozinhados de forma tradicional, numa fogueira.

O Hunza é um pequeno país situado a norte do Paquistão, encravado no sopé dos Himalaias, com vista sobre montanhas cobertas de neve, onde não existem hospitais, médicos, psiquiatras, farmácias, supermercados, restaurantes, carros, televisão, etc. Parece que aqui a civilização ainda não chegou, mas no que respeita a comida, saúde e bem estar, em Hunza vive-se certamente de forma muito mais ‘evoluida’ do que na dita sociedade desenvolvida.

O povo é auto-suficiente,  desenvolvendo uma aptidão clara de espirito de comunidade onde todos percebem de tudo, ao contrário da especialização obsessiva no qual somos obrigados a viver desde pequenos. Cada vez percebemos mais de uma área de conhecimento, em vez de nos globalizarmos como pertencentes a todas as áreas.

Este documentário selecciona 4 candidatos com problemas de saúde, habitantes citadinos com hábitos alimentares terríveis, a viver com este simples povo durante 1 mês, a comer sua comida, a conviver e a trabalhar. O resultado de quem lhes veda o consumo de comidas artificiais está à vista. Ficamos a pensar nas ressacas típicas de drogados, que em nada têm de diferente das ressacas das comidas artificiais. The Rice Experience considera este dcumentário a não perder.

VER DOCUMENTÁRIO  

Texto ‘The Rice Experience’

Anúncios

Written by thericeexperience

Maio 20, 2010 às 9:20 am

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. já funciona!

    thericeexperience

    Junho 23, 2010 at 3:42 pm


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: