Documentário Fast Food Junkies Go Native in Hunza
Povo de Hunza, já ouviste falar? Possivelmente não, eu conheci-o hoje. Parece que é dos povos mais saudáveis do planeta, cuja esperança média de vida ultrapassa os 100 anos. Não têm diabetes, asma, problemas de coração, artrites nem cancro, aliás, praticamente não sofrem de problemas de saúde. A sua alimentação é à base de cereais integrais, frutas, verduras e castanhas, alimentos frescos e orgânicos cozinhados de forma tradicional, numa fogueira.
O Hunza é um pequeno país situado a norte do Paquistão, encravado no sopé dos Himalaias, com vista sobre montanhas cobertas de neve, onde não existem hospitais, médicos, psiquiatras, farmácias, supermercados, restaurantes, carros, televisão, etc. Parece que aqui a civilização ainda não chegou, mas no que respeita a comida, saúde e bem estar, em Hunza vive-se certamente de forma muito mais ‘evoluida’ do que na dita sociedade desenvolvida.
O povo é auto-suficiente, desenvolvendo uma aptidão clara de espirito de comunidade onde todos percebem de tudo, ao contrário da especialização obsessiva no qual somos obrigados a viver desde pequenos. Cada vez percebemos mais de uma área de conhecimento, em vez de nos globalizarmos como pertencentes a todas as áreas.
Este documentário selecciona 4 candidatos com problemas de saúde, habitantes citadinos com hábitos alimentares terríveis, a viver com este simples povo durante 1 mês, a comer sua comida, a conviver e a trabalhar. O resultado de quem lhes veda o consumo de comidas artificiais está à vista. Ficamos a pensar nas ressacas típicas de drogados, que em nada têm de diferente das ressacas das comidas artificiais. The Rice Experience considera este dcumentário a não perder.
Texto ‘The Rice Experience’
já funciona!
thericeexperience
Junho 23, 2010 at 3:42 pm