THE RICE EXPERIENCE

let food be the medicine

Alimentos Para A Memória E Imaginação

leave a comment »

Atenção: Ler o post dos 12 teoremas do princípio único para servir de base de compreensão forte deste post. 

É muito importante verificarmos a relação entre a alimentação e a função da memória/imaginação. 

Existem três tipos de alimentação: Solidiforme; Hidroforme; Aeriforme. A alimentação Solidiforme é Yang por natureza (alimentos contractivos: ovos; carne; peixe), a Hidroforme é neutra (cereais integrais; vegetais) e a Aeriforme é Yin (alimentos expansivos: açúcar; drogas).

Sugerimos fazer a seguinte experiencia: colocar sal sobre o fogo e constatar que o mineral começa a saltar, a estalar. Tanto o sal como o fogo são Yang, logo Yang repele Yang. A rejeição destes dois elementos em contacto um com o outro esclarece-nos quanto à força constitutiva de cada um deles. Se fizermos a mesma experiencia com açúcar verificamos que a combustão é feita rapidamente. O açúcar é um alimento Aeriforme, se o queimarmos a altas temperaturas transforma-se em álcool ou mesmo gás. O mesmo acontece com a fruta, ficando apenas a sobrar sais minerais nas cinzas. O facto de se transformar em cinzas esclarece-nos quanto à predominância dos elementos, do fogo Yang com o açúcar e fruta Yin, havendo uma nítida atracão e transformação. Yin atrai Yang e Yang atrai Yin. Se experimentarmos queimar vegetais de folha, que são mais Yang do que a fruta, verificamos que restam maior quantidade de sais minerais nas cinzas preservando a folha queimada, os tecidos e fibras vegetais. Logo podemos concluir que a folha oferece mais resistência ao ser queimada do que o açúcar. Verificamos que as fibras vegetais queimam e são digeridas mais lentamente, sendo a metabolização feita de uma forma sustentada deixando os órgãos trabalhar com tempo e sem pressas, razão pela qual a comida vegetariana é conhecida como “slow food”, ao contrário da metabolização do açúcar, que é feita imediatamente, super acelerada, o que provoca o stress de todos os órgãos, contribuindo para o nosso mau estar.

Nas regiões de clima quente onde se consome mais frutas e açúcar, alimentos aeriformes, é muito mais desenvolvida a parte da imaginação. Exemplos disso são as pessoas que têm a imagem e sonho do amor, paz, saúde, etc, mais expansiva, mais Yin, estilo de vida baseado na diversão, com bastantes músicos, artistas, poetas. A memória deste tipo de pessoas tem tendência a ser pouco Solidiforme ou Yang. Esquecem-se com frequência do passado, passando o tempo a imaginar, dai a capacidade criativa e expansiva ser maior.

Nas regiões onde se consome mais carne do que açúcar e frutas, alimentação Solidiforme, as pessoas têm tendência a ficar mais tensas, com óptima capacidade de memória, lembrando-se facilmente do passado. Não é por acaso que o povo do interior de Portugal está constantemente a contar historias do antigamente. Este tipo de alimentação é mais pesada e sólida, desenvolvendo atitudes vingativas, raivosas, rancorosas. Os problemas de coração são bastante comuns, visto a carne, enchidos, etc., provocarem o aumento de gordura no sangue, engrossando-o, dificultando a sua circulação, promovendo a estagnação e o mau funcionamento da ordem natural do nosso organismo.

Se conseguirmos perceber e observar os dois extremos alimentares, Solidiforme e Aeriforme, percebemos as diferenças nas formas e qualidades dos alimentos, concluindo que no meio é que está a virtude, desta forma a alimentação Hidroforme, à base de cereais e vegetais, é a mais equilibrada, proporcionando uma memória equilibrada e boa capacidade criativa.

Texto ‘The Rice Experience’, baseado no livro ‘Existenciologia’, de Tomio Kikuchi 

Anúncios

Written by thericeexperience

Junho 14, 2010 às 9:57 am

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: