THE RICE EXPERIENCE

let food be the medicine

Será O Leite De Vaca Um Bom Alimento Para As Crianças?

leave a comment »

1   Por ser muito rico em proteínas, grande parte delas constituídas por caseína (proteína do leite), o leite de vaca coagula no estômago quando se mistura com os sucos gástricos, causando graves problemas de digestão, massacrando o estômago. Aquecer antes do consumo pode servir para que a coagulação seja mais suave, durante o processo digestivo, mas ainda assim é demasiado agressivo para o sistema digestivo de uma criança. O leite materno também coagula no estômago, mas de uma forma muito mais suave, não representando nenhum perigo para a criança, pelo que é facilmente digerido.

2    A criança alimentada com leite materno cresce mais forte e mais saudável do que uma criança amamentada com leite de vaca, no entanto este ultimo fornece à criança quatro vezes mais proteína do que o leite materno. De acordo com o livro “nursing your baby” de E. Karen Pryor, “a criança utiliza a proteína do leite materno com um aproveitamento de quase 100%. Depois de alguns dias de vida, virtualmente toda a proteína do leite materno torna-se parte do bebé; A criança alimentada com leite de vaca, utiliza a proteína com uma eficiência de 50%, desperdiçando os outros 50%”. Karen explica que a proteína desperdiçada provoca graves problemas, já que ”eliminar proteína não assimilada é trabalho a mais desempenhado pelos rins. Este processo de eliminação é muito violento para os órgãos sensíveis de uma criança”.

3   O leite da vaca contem muito mais gordura saturada do que o leite materno. Contribui para o aumento do colesterol, e dá origem a  má circulação de sangue na criança, provocando problemas de saúde.

4   O leite da vaca é pasteurizado com o objectivo de destruir micro organismos. Este processo elimina também bactérias lácteas e vitaminas presentes no leite materno.

5   O leite de vaca é para os bezerros. Um bezerro bebé pesa 65 kg após nascimento. Pesa 120 kg um mês depois. Por esta altura já caminha. Este desenvolvimento requer um rápido crescimento da estrutura óssea forte, para o bezerro enfrentar o seu dia a dia. Este desenvolvimento só é possível devido à quantidade de cálcio que o leite de vaca tem em relação ao leite humano (4 vezes mais). O leite materno é muito rico em fósforo, elemento muito importante no desenvolvimento do cérebro e nervos. Contrariamente à vaca, a criança desenvolve o cérebro e o sistema nervoso primeiro. Dai os leites proporcionarem diferentes niveis de crescimento. Quando o leite de vaca serve como alimento para uma criança, ela tem tendência a crescer rápido, como o bezerro, mas em termos de mentalidade, não desenvolve tanto como se for alimentada de leite materno.

6   As vitaminas do complexo B, que também são muito importantes para o desenvolvimento do cérebro, são fornecidas pelo leite materno e não pelo leite de vaca, especialmente o pasteurizado.

7   O leite de vaca é normalmente identificado como causador de alergias e de problemas de digestão, devido aos elevados níveis de proteína.

8   Um dos aspectos mais importantes do leite materno é fornecer ao organismo da criança os nutrientes que fortificam o seu sistema imunitário. De acordo com Jym Moon no seu livro ‘A Macrobiotic Expalantion of Pathological Calcification’,”Durante os primeiros dias depois do nascimento, o leite materno é conhecido como colostro. O colostro humano contem menos ferro, gordura e lactose do que o leite maturo – mas mais proteína, vitamina A e vitamina E. Estas diferenças são muito importantes em relação às necessidades nutritivas da criança. Não existe nenhum leite que simule o colostro humano. O colostro é a primeira fonte de anticorpos disponível para o recém nascido, e tem sido demonstrado que amamentar uma criança nesta fase com leite de vaca, representa a diferença entre assimilar anticorpos ou produzir alergias.

9   O tracto intestinal de um recém nascido é ligeiramente ácido, em contraste com o tracto intestinal de uma criança alimentada com leite de vaca, que é alcalino. Este factor é muito importante, uma vez que o PH do intestino afecta o tipo de bactérias que aí se desenvolvem. Estas bactérias são vitais, porque determinam a capacidade que o estômago tem em digerir alimentos. Numa criança alimentada com leite de vaca o estômago é contagiado por bactérias indesejáveis, enquanto que o alimentado com leite materno beneficia da existência do único tipo de bactéria benéfico, o lactobacillus bífido.

Anúncios

Written by thericeexperience

Julho 12, 2010 às 12:17 am

Publicado em Alimentos Processados

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: