THE RICE EXPERIENCE

let food be the medicine

Beber Muitos Líquidos, Provoca Problemas Renais

leave a comment »

Beber é um dos nossos maiores desejos.

A necessidade de ingerir líquidos é maior do que a necessidade de ingerir comida. Devido à abundância de água barata, não nos apercebemos deste facto. O corpo humano é constituído por 75% de água, e por essa razão consideramo-la um elemento muito importante para a nossa saúde. Porque é que a água é tão importante?

Primeiro, a água dissolve elementos químicos e nutrientes, permitindo que interajam num processo de ionização. Segundo, a água é a base de transporte dos canais do nosso corpo. O sangue e o sistema linfático transportam e entregam ‘comida’ e oxigénio ás células e transportam os fluidos desperdiçados e removidos do nosso corpo. Sem água o corpo não conseguia manter-se e desenvolver-se.

A água é a base da vida no planeta. De qualquer forma, a visão da Macrobiótica em relação ao consumo de líquidos difere da opinião da maior parte dos profissionais da saúde.

A medicina ocidental aconselha beber em quantidade, baseado na teoria de que a água irá escoar as toxinas do corpo. O conselho de beber grandes quantidades de líquidos poderá servir para as pessoas que consumam grandes quantidades de proteína animal, já que esta provoca uma maior coagulação do sangue, tornando-o menos líquido, o que dificulta a limpeza das toxinas. Ao tornar o sangue mais líquido, a água pode ajudar à libertação das toxinas resultantes do metabolismo das gorduras animais, sob a forma de energia. No entanto, este método de limpeza é ineficiente de pesado para o corpo.

A Macrobiótica recomenda a ingestão de líquidos segundo a condição e necessidade da pessoa, porque se se ingerem demasiados líquidos o sangue fica mais fino e diluído, e mais sangue tem de circular para a entrega da mesma quantidade de nutrientes às células. Significa trabalho adicional para o coração e rins, e a possibilidade da entrega insuficiente de nutrientes às células. Aqueles que não consomem grandes quantidades de gordura e proteínas animais, mas sim, hidratos de carbono complexos, promovem uma energia mais limpa e consequentemente necessitam de menos líquidos, até porque os cereais e vegetais são constituídos por água, o que torna desnecessário consumi-la em demasia.

Devemos ingerir líquidos de acordo com a nossa constituição e nível de actividade.

Texto ‘The Rice Experience’, baseado no livro ‘Basic Macrobiotics’, de Herman Aihara 

Advertisement

Written by thericeexperience

Agosto 4, 2010 às 8:31 pm

Publicado em Orgãos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: