Beber Muitos Líquidos, Provoca Problemas Renais
Beber é um dos nossos maiores desejos.
A necessidade de ingerir líquidos é maior do que a necessidade de ingerir comida. Devido à abundância de água barata, não nos apercebemos deste facto. O corpo humano é constituído por 75% de água, e por essa razão consideramo-la um elemento muito importante para a nossa saúde. Porque é que a água é tão importante?
Primeiro, a água dissolve elementos químicos e nutrientes, permitindo que interajam num processo de ionização. Segundo, a água é a base de transporte dos canais do nosso corpo. O sangue e o sistema linfático transportam e entregam ‘comida’ e oxigénio ás células e transportam os fluidos desperdiçados e removidos do nosso corpo. Sem água o corpo não conseguia manter-se e desenvolver-se.
A água é a base da vida no planeta. De qualquer forma, a visão da Macrobiótica em relação ao consumo de líquidos difere da opinião da maior parte dos profissionais da saúde.
A medicina ocidental aconselha beber em quantidade, baseado na teoria de que a água irá escoar as toxinas do corpo. O conselho de beber grandes quantidades de líquidos poderá servir para as pessoas que consumam grandes quantidades de proteína animal, já que esta provoca uma maior coagulação do sangue, tornando-o menos líquido, o que dificulta a limpeza das toxinas. Ao tornar o sangue mais líquido, a água pode ajudar à libertação das toxinas resultantes do metabolismo das gorduras animais, sob a forma de energia. No entanto, este método de limpeza é ineficiente de pesado para o corpo.
A Macrobiótica recomenda a ingestão de líquidos segundo a condição e necessidade da pessoa, porque se se ingerem demasiados líquidos o sangue fica mais fino e diluído, e mais sangue tem de circular para a entrega da mesma quantidade de nutrientes às células. Significa trabalho adicional para o coração e rins, e a possibilidade da entrega insuficiente de nutrientes às células. Aqueles que não consomem grandes quantidades de gordura e proteínas animais, mas sim, hidratos de carbono complexos, promovem uma energia mais limpa e consequentemente necessitam de menos líquidos, até porque os cereais e vegetais são constituídos por água, o que torna desnecessário consumi-la em demasia.
Devemos ingerir líquidos de acordo com a nossa constituição e nível de actividade.
Texto ‘The Rice Experience’, baseado no livro ‘Basic Macrobiotics’, de Herman Aihara
Deixe uma Resposta