THE RICE EXPERIENCE

let food be the medicine

Safira E A Luta Contra O(s) Cancro(s)

leave a comment »

Num mundo em constante evolução, somos confrontados com realidades obscuras e inesperadas. Esta reportagem, feita pela Sic, relata a história de uma criança chamada Safira, à qual foi diagnosticado um cancro. Conta o processo injusto e cruel pelo qual a família de Safira passou, capturada pelo nosso sistema de saúde, através das suas normas, procedimentos e protocolos. A obrigação e a rápida exigência de resposta que a lei impõe às famílias que inesperadamente se vêem confrontadas com a realidade de doenças fatais, é inaceitável.

Os sistemas e a forma como estão montados impõem “a forma de tratamento”, como a única actuação possível. Neste caso, os pais, depois de obterem respostas, entraram em desacordo.

A classe médica goza do estatuto de força sobrenatural, algo próximo de Deus, do divino. As suas decisões têm um poder vinculativo e inquestionável, de uma vivência demasiado fria e distante de seus pacientes. Os seus pareceres e diagnósticos são normalmente vagos, imperceptíveis e pouco credíveis. O sistema legal acaba por servir de escudo protector, para garantir esta posição demasiado vincada e enraizada na nossa sociedade.

Todos nós já sentimos na pele a frieza no relacionamento médico. O direito de questionar não é bem aceite. Inconscientemente somos afastados das medicinas que se apresentam como alternativas. A corrente oriental dos fundamentalistas do vegetal, põem em causa a sua hegemonia, a sua falta de respostas, a sua falta de resultados.

Este documentário esclarece sobre a forma como a medicina ocidental e a sua relação com as leis, comissões de menores e outros organismos legais, dificultam o direito que o ser humano tem em tomar as suas decisões. É sobre a liberdade que falamos, a liberdade de podermos optar sem estarmos vinculados e obrigados por um sistema que carece de actualização urgente.

A medicina ocidental não trata doenças mas sim sintomas de doença. Chega sempre atrasada num processo que começa sempre pela prevenção, que continua a ser ignorado por não ter uma força estatística tão forte, como o número de extracções de tumores efectuado pela clínica X. A ideia de que é fácil extrair órgãos e resolver problemas, encontra-se presente nas nossas conversas do quotidiano. Corremos a retirar quando não existe outra hipótese.

O tema alimentação ocupa lugar de destaque na vida de Safira, como meio de garantir o seu tratamento, onde o pai não abdica de ser o dono da cozinha, de forma a garantir a clorofila necessária a todo o processo.

The Rice Experience continua a partilhar documentários, que na nossa óptica merecem o máximo de divulgação. Sentimos cada vez mais necessidade de espalhar a semente da visão holística da vida, tendo por base uma alimentação consciente e um estilo de vida saudável e sustentável, divulga.

VER DOCUMENTÁRIO

Texto ‘The Rice Experience’

Anúncios

Written by thericeexperience

Dezembro 5, 2011 às 11:06 pm

Publicado em Documentários, Doenças

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: