THE RICE EXPERIENCE

let food be the medicine

Fast Food Provoca Problemas de Obesidade

with one comment

Somos levados a pensar que assim que nos sentirmos cheios, a nossa vontade de comer e beber cessa, mas parece que a saciedade simplesmente não acontece dessa forma. Cientistas descobriram que as pessoas e animais, quando expostos a regimes de abundância, têm tendência para comer 30% a mais do que o necessário.

O apetite humano, é surpreendentemente elástico, que do ponto de vista evolucionário faz todo o sentido.

Era frequente o homem do paleolítico jejuar sempre que fosse necessário, desta forma criavam reservas de gorduras para fazer face a momentos de escassez de alimentos. Especialistas em obesidade definem este fenómeno como “The Thrifty Gene”. Enquanto o gene representa uma adaptação muito útil num ambiente de falta de alimentos, é um desastre num ambiente de abundância de Fast Food, onde não se equaciona sequer a possibilidade remota de jejuar. Os nossos corpos estão a armazenar gordura para tempos de fome que simplesmente não acontecem.

Mas se a evolução deixou o omnívoro moderno vulnerável a acumulação de gordura da Fast Food, os nutrientes que ele encontra nestas refeições – cheias de gordura e açúcar – tornam este problema ainda mais grave.

A selecção natural levou-nos a estabelecer a gordura e açúcar como as nossas principais fontes de energia, de qualquer forma na natureza – nos alimentos integrais – é quase impossível encontrar estes nutrientes em concentrações tão elevadas como verificamos nos alimentos processados. Nunca iremos encontrar uma quantidade tão elevada de frutose numa fruta, como numa soda, ou um pedaço de pele de animal com tanta gordura como os nuggets de galinha.

Desta forma percebemos porque é que os alimentos processados são uma boa estratégia para levar os consumidores a comerem cada vez mais. O poder da ciência e da tecnologia alimentar tem a capacidade de quebrar os alimentos naturais, juntando-os de diferentes formas com elementos químicos, enganando a capacidade do omnívoro em optar por um sistema alimentar próximos dos seus antepassados. Basta para isso juntar mais gordura e açúcar que o sabor melhora.

Os modernos sistemas alimentares mentem ao fornecerem-nos grandes quantidades de energia – através das gorduras e açucares – enganando a nossa capacidade sensorial, ao ponto de desejarmos cada vez menos alimentos integrais

Baseado no livro de Michael Pollan “Omnivore´s Dilemma”

Anúncios

Written by thericeexperience

Dezembro 14, 2011 às 9:40 pm

Publicado em Doenças

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Busquem águas que possam beber e que cooperem com seu corpo, onde possam sent la nos momentos de havê la tomado.

    Angelina Watson

    Maio 18, 2012 at 7:36 am


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: