THE RICE EXPERIENCE

let food be the medicine

A Matança De Golfinhos Em, The Cove

leave a comment »

Quando visitámos Morro Negrito no Panamá um rapaz irlandês responsável pelo alojamento levou-nos de barco até uma praia. Falou-nos da possibilidade de a caminho avistarmos golfinhos. Quando falamos de golfinhos, falamos de tatuagens, documentários de natureza, t-shirts para a pequenada, de Tróia, Zoo Marine, etc. Estávamos numa situação diferente, longe de Tróia, Setúbal não estava no horizonte, apenas natureza. O facto de estarmos no mar onde havia a possibilidade de os observar ao vivo, tornou o momento especial. Infelizmente vimos dois ao longe mas foi impossível chegar perto visto terem desaparecido.
Todos sabemos que o referido Zoo Marine na Guia é o local perfeito para ver golfinhos, o que não sabemos é de onde vêm, como são transportados, vendidos, capturados. A maioria é capturada em Taiji, uma pequena cidade no Japão. Esta cidade é a principal exportadora destes animais para o resto do mundo, onde cada golfinho chega a custar 150.000 dólares. Para variar o lucro que este tipo de actividade proporciona é a principal razão pela qual a vontade política permite a captura destes animais selvagens.
‘The Cove’ não é só um documentário sobre golfinhos mas sim sobre o problema mundial da pesca descontrolada. Todos nós já ouvimos falar sobre a escassez de peixe mas o que é certo é que quando vamos ao Pingo Doce parece tão natural a sua abundância que facilmente nos esquecemos.
Apesar da incapacidade da classe médica em relacionar os problemas de saúde com a alimentação, cada vez existe mais essa preocupação. À revelia dos médicos procuramos comer mais saudável, embora na maioria das vezes a confusão de informação que existe acaba por confundir-nos, levando-nos a comer ainda pior. Quem ainda não ouviu: “Eu agora como muito menos carne, só carnes brancas e muito peixe”. Esta obsessão pelo consumo de proteína é o principal responsável pelo aquecimento global. Todos os dias em que comemos carne ou peixe perdemos a oportunidade de ajudar o nosso planeta. Comer carne uma vez por semana e três vezes peixe é mais do que suficiente.
Dicas á parte, este documentário conta a história de Flipper, a primeira grande estrela de cinema do reino animal. Ele foi pioneiro no desenvolvimento dos parques tipo Zoo Marine. O seu tratador Ric O’Barry, cumpre hoje em dia, um papel importantíssimo na protecção de milhares de golfinhos que ao não serem vendidos são chacinados numa pequena baía de Tajiti e vendidos como carne de baleia no supermercado.
A luta que trava para filmar o que se passa nesta baía demonstra a força e a convicção dos activistas que dedicam a sua vida à defesa da natureza. O governo japonês justifica-se, atribuindo responsabilidades às baleias e aos golfinhos por comerem o peixe que falta nos oceanos. O Homem continua a tentar assumir o papel do planeta, criando desequilíbrios com a pesca indiscriminada e tentando voltar a equilibrar matando as baleias e golfinhos. Este documentário revela também o outro lado do Sushi…

VER DOCUMENTÁRIO

Texto ‘The Rice Experience’

Anúncios

Written by thericeexperience

Setembro 17, 2012 às 2:09 pm

Publicado em Documentários

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: