THE RICE EXPERIENCE

let food be the medicine

Desequilíbrios Emocionais, Depressões e Ansiedades

with one comment

Naturalmente, quando escolhemos os alimentos através de reacções emotivas, escolhemos alimentos isentos de vida, processados, alimentos que não suportam a nossa saúde, que nos desequilibram, que destabilizam a nossa paz de espírito. Uma pessoa que sofra de depressão pode escolher comer uma caixa de gelado, enquanto que uma pessoa ressentida e furiosa pode escolher comida processada, rica em gorduras Transaturadas: pizza, hamburgers, galinha frita e outros produtos das cadeias de junk food.

Consegues-te recordar de alturas em que te sentiste emocionalmente instável e ao mesmo tempo com fome, em que preparas-te uma refeição saudável, equilibrada? Eu acho que isso nunca deve ter acontecido. Simplesmente não acontece dessa forma, mesmo que seja a melhor coisa a fazer. Infelizmente não é dessa forma que nós alimentamos as nossas emoções.

Quando te sentes deprimido/furioso e escolhes alimentos pouco nutritivos, estás simplesmente a escolher alimentos que recriam e perpetuam esses desequilíbrios emocionais gravando-os no teu organismo. Quando o repetes vezes e vezes sem conta, como um risco num disco de vinil, pode levar ao padrão de comportamento conhecido como vicio/adição.

Esse vicio/adição conduz-te, sistematicamente para alimentos pouco nutritivos. Esta reacção inconsciente, advém do simples facto de que as experiencias emocionais são desgastantes levando-nos há exaustão. A reacção a este estado tem como objectivo, recarregar e restabelecer a nossa insatisfação com um alimento favorito. Mas as escolhas alimentares reactivas, não só suportam o nosso fraco estado emocional, como também preparam a mente para mais reacções que agravam todo este processo.

Da próxima vez que te sentires deprimido/furioso, experimenta comer pouca quantidade de cereais integrais com vegetais, fazer exercícios de respiração, exercício físico e observa o que acontece.

Se verificares que cada vez que tiveres nesse estado, a tua obsessão por comidas processadas for incontrolável, toma consciência que te encontras descontrolado ao nível da alimentação. Se acontecer, dificilmente vais conseguir-te nutrir. Comer uma caixa de gelado quando te sentires deprimido, não te vai nutrir, nem inspirar, nem curar a tua depressão. Por outro lado, vai alimentar e aumentar ainda mais o teu débil estado.

A essência de te tornares proactivo em relação ás tuas escolhas alimentares, será simplesmente, “escolheres mesmo” a tua comida. Não deixas que a comida te escolha, nem que te controle, e não subestimes o poder dos alimentos, porque se o deixares, vai controlar-te e destruir-te.

Baseado no livro de Steve Gagné “Food Energetics”

Entendemos por alimentos processados, todo o tipo de alimentos naturais ou não, que sofreram um processo de transformação industrial. Incluem todo o tipo de bebidas. Independentemente de onde fazemos as nossas compras, Hipermercados, Lojas de Produtos Naturais, etc., os produtos processados encontram-se na sua maioria embalados.

Anúncios

Written by thericeexperience

Novembro 2, 2012 às 11:57 am

Publicado em Doenças

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. É de entendimeto que precisamos para mudar!

    Mario Santoro Filho

    Novembro 2, 2012 at 5:39 pm


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: