THE RICE EXPERIENCE

let food be the medicine

A Sabedoria De Hipócrates – Nós Somos O Que Comemos?

leave a comment »

O trabalho desenvolvido por Hipócrates ocupa um lugar de destaque na medicina, assim como a Bíblia na literatura e ética dos católicos. O mesmo hábito universal em parafrasear a Bíblia, acontece com os ensinamentos de Hipócrates, conferindo um carácter de autoridade e credibilidade inquestionáveis. Curioso o facto de que a maior parte dos indivíduos que o referenciam, nunca leram uma de suas obras.
Para os amantes da Filosofia, Hipócrates representa a racionalização de conceitos do conhecimento objectivo, através da libertação da ciência em geral, e da medicina em particular, de misticismo e influências demoníacas.
Para o estudante de saúde pública, representa exemplos clássicos das relações entre ambientes físicos e sociais e a sua prevalência e severidade, na sua relação com várias doenças.
Para o médico, oferece a descrição objectiva dos sintomas, métodos de diagnóstico, orientações em como lidar com o paciente, etc.
Durante 25 séculos, Hipócrates tem personificado no ocidente, a racionalização dos filósofos, a atitude objectiva dos cientistas, a abordagem prática de Asclepius (Deus Grego da medicina) e as tradições humanas de Hygeia (Deusa Grega da saúde).
Encontra-se implícito nos seus ensinamentos, que tanto a saúde como a doença estão debaixo do controle de leis universais que reflectem a influência do ambiente e da nutrição nos estilos de vida das civilizações. A saúde depende de um estado de equilíbrio de vários factores que governam as funções do nosso corpo e mente, este equilíbrio é atingido quando o homem aprende a viver em harmonia com o ambiente externo e interno.
Hipócrates defendia que, um indivíduo bem adaptado ao seu ambiente, dificilmente ficava doente, só em casos de acidente ou epidemia. Em épocas de epidemia, aconselhava os seus pacientes a seguirem o seu estilo de vida normal, de forma a não provocar grandes distúrbios fisiológicos e psíquicos.
Para Hipócrates, o médico devia conhecer os ciclos da natureza, assim como os hábitos do seu paciente, em relação à alimentação, bebida, ocupação, e não devia nunca esquecer que um distúrbio de um órgão, corresponde ao distúrbio de todo o corpo, e “…que mesmo para curar um olho, devemos curar primeiro a cabeça e o próprio corpo.”
Os seus procedimentos terapêuticos, tornaram-no num curador de grande e inquestionável reputação, a julgar pelas palavras escritas no seu túmulo: “Aqui descansa Hipócrates, que venceu inúmeras vitórias sobre a doença, com as armas de Hygeia.”

Baseado no livro de René Dúbios, “Mirage of health”

Anúncios

Written by thericeexperience

Novembro 27, 2012 às 11:04 am

Publicado em Personalidades

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: