Tudo Tem Influencia No Nosso Bem-Estar
O ambiente interno responde constantemente aos estímulos do ambiente externo, e a história – racial, social e individual – condiciona a resposta, assim como a natureza intrínseca do próprio estímulo. As experiências passadas tornam o indivíduo sensível ao ambiente. O homem, tal como o ouriço-do-mar, responde de uma forma compulsiva, não só às ameaças e inimigos, mas também às sombras que associamos como perigo.
O ambiente não pode ser definido única e exclusivamente em termos de características intrínsecas dos micróbios, venenos, radiações, traumas e stress aos quais o indivíduo está sujeito, num determinado momento. Tem que incluir todos os fenómenos que o afectaram no passado. O Homem pode afirmar, como o antigo guerreiro Grego no poema de Tennyson, “Eu sou uma parte de tudo o que já vivi.”
O aumento de salivação de uma criança pode ser provocado pelo aumento da tensão da voz dos pais. A voz representa o sinal de todas as reacções internas, que poderão produzir cicatrizes ao nível físico e emotivo. Enquanto a salivação é uma resposta que pode ser observada, existem outras reacções que não são tão facilmente detectáveis. Todos nós sabemos que o aumento da tensão, o aceleramento das batidas cardíacas, a palidez e a transpiração são tudo manifestações de distúrbios da nossa estrutura física e psíquica.
Baseado no livro de René Dúbios, “Mirage of Health”
Deixe uma Resposta