THE RICE EXPERIENCE

let food be the medicine

Propriedades Térmicas Dos Alimentos

leave a comment »

Quando consumidos, os alimentos provocam: calor, frio, ou neutralidade de temperatura. Estas observações e pesquisas ajudaram a formar a fitoterapia ligada á medicina no tempo dos Persas até ao séc17. Tem permanecido e considerado sabedoria ancestral para a medicina chinesa e medicina ayurveda.

Enquanto todos estão de acordo que o alho aquece e a melancia esfria, as excepções crescem, como resultado dos paradigmas de cada modelo. Por exemplo, na medicina chinesa o rabanete tem tendência a esfriar. Na medicina ayurveda, os rabanetes aumentam o agni, ou fogo digestivo, sendo considerados alimentos que aquecem. Ambos estão correctos no seu contexto. De forma a ter consistência, eu sigo a medicina chinesa, no que respeita a avaliação das propriedades térmicas dos alimentos.

Aqui estão algumas regras que ajudam a perceber melhor as propriedades térmicas dos alimentos:

1 – Os alimentos que demoram mais a crescer, como a couve e a abóbora, são mais quentes do que os alimentos que crescem rápido, como a alface e courgette.

2 – Um alimento é mais frio se for comido cru, do que o cozinhado.

3 – Alimentos que estão no frigorífico ou sujeitos a temperaturas frias provocam mais frio do que os alimentos que se encontram á temperatura ambiente.

4 – Alimentos azuis, verdes ou púrpura, são mais frios do que os alimentos similares da cor vermelha, laranja ou amarela. Uma lima esfria mais do que um limão.

5 – Cozinhar um alimento durante mais tempo, com mais óleo e gordura, menos água, maior pressão, ou em temperaturas mais altas, tornam esses alimentos mais quentes.

6 – Alimentos cozinhados com gás ou madeira tornam os alimentos mais quentes do que os cozinhados com electricidade. O micro-ondas ainda conserva menos calor do que a electricidade.

7 – Alimentos tropicais e subtropicais provocam mais frio do que alimentos cultivados em zonas temperadas.

Traduzido de um livro de Rebecca Wood “The New Whole Foods Encyclopedia”

Written by thericeexperience

Janeiro 14, 2019 às 10:29 am

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: