THE RICE EXPERIENCE

let food be the medicine

Dieta Desequilibrada – Hipoglicémia

leave a comment »

Uma dieta centrada em alimentos de origem animal, leva à assimilação de grandes quantidades de gordura saturada. Uma dieta rica em gorduras animais provoca o endurecimento e desidratação da pele, a acumulação de gorduras à volta dos chakras e órgãos e a estagnação da energia no corpo. Esta condição limita a nossa sensibilidade, tornando-a menos refinada. Com uma menor capacidade de sentir as subtilezas da vida, ficamos mais dependentes dos sentidos. Daí a conhecida frase ‘somos o que comemos’. Os animais reagem através dos sentidos. Ao centrarmos a nossa alimentação no consumo de produtos animais, contrariamos as nossas funções básicas e vitais que nos distinguem do resto dos animais. Se reagirmos tendo por base os sentidos, ficamos muitas vezes incapazes de tomar decisões.

Os depósitos de gordura bloqueiam a pele, os meridianos e os canais por onde os sentimentos e as emoções são transmitidos, armazenados, ou descarregados de forma explosiva na forma de fúria ou comportamentos abusivos. Assim, a tensão resultante de emoções desequilibradas pode destruir a confiança entre as pessoas, e levar, em última consequência, a um difícil entendimento entre os diferentes países, afectando a resolução de problemas mundiais (exemplo: conferência de Copenhaga).

De um ponto de vista individual, as emoções negativas são provocadas por dietas desequilibradas. O consumo excessivo de carne, ovos, queijo, etc, torna o corpo tenso e rijo criando um estado de stress interno. Nesta condição de stress, é mais difícil libertarmo-nos de sentimentos negativos como fúria, medo ou ressentimento. Os bloqueios de energia interferem com a descarga de emoções negativas, e o desequilíbrio na dieta, tendo por base o consumo de produtos de origem animal, provocam o aumento de emoções negativas. Como resultado, estas entranham-se no nosso corpo, tornando os sentimentos desconfortáveis permanentes, que se manifestam diariamente, de forma aleatória.

A este processo de alterações de humor e comportamento dá-se o nome de hipoglicémia. Surge quando o cérebro é privado de uma quantidade adequada de glucose. Na sua ausência, as zonas do cérebro onde se processa o raciocínio são automaticamente fechadas, deixando a pessoa sem capacidade de analisar bem a situação. Respostas emocionalmente exageradas e/ou estados de pânico fazem com que seja mais difícil resolver os problemas. Neste estado, a pessoa é incapaz de usar o discernimento a seu favor.

 
Texto ‘The Rice Experience’, baseado em ‘The gentle art of making love’, de Michio Kushie

Imagem ‘The Rice Experience’

Anúncios

Written by thericeexperience

Março 30, 2010 às 9:16 am

Publicado em Doenças

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: