Christoph Wilhelm Hufeland Receitava Alimentos Naturais
Filosofo, professor de medicina e médico que viveu no séc XVIII. Tratou de personalidades como Johann Wolfgang von Goethe. Recomendava uma dieta à base de cereais e vegetais, com boa mastigação. Conhecedor em pleno dos riscos para a saúde da carne e açúcar, defensor da amamentação de crianças com leite materno, exercício físico e cura das doenças pelo próprio doente.
Escreveu no seu livro Macrobiotics, or the Art of Prolonging Life, “Quanto mais o Homem respeitar as obedientes leis da natureza, mais tempo vive; quanto mais se afastar do cumprimento das leis da natureza, mais curta a sua existência.”
“O poder curativo da natureza, deve, acima de tudo, ser respeitado e promovido, porque é o único principio em que nos podemos apoiar para tratar eficazmente as doenças que nos afligem. Pode ser conseguido através da não acomodação do nosso corpo, face a tratamentos externos. Nesses casos, a natureza vai ser utilizada mas dependendo de ajuda externa, que com o tempo, acaba por perder o seu poder de assistência eficaz.”
No que respeita a dietas ele concluiu que “a comida dos ricos e com mais nutrientes, através de uma alimentação excessiva de carne, não prolonga a vida. As pessoas que atingiram idades avançadas, sempre foram regradas na sua alimentação, baseada em vegetais e pouca ou nenhuma carne.”
No que respeita ao estilo de vida “o grau civilizacional, em relação ao luxo, requinte e desvios da natureza, que tanto gostamos de enaltecer, ao vivê-lo de uma forma tão intensa, tende a encurtar na mesma proporção a nossa existência.”
Texto ‘The Rice Experience’, baseado no livro ‘Macrobiotics or the Art of Prolonging Life’, de C.W. Hufeland, M.D.,
Deixe uma Resposta