THE RICE EXPERIENCE

let food be the medicine

Sindroma Pré-Menstrual SPM – Problemas De Menstruação

with one comment

O primeiro sistema que muda no corpo da mulher em caso de doença, stress ou desequilíbrio nutricional é o ciclo menstrual. Biologicamente, as mulheres “criam vida”, logo o seu sistema reprodutivo é muito importante e sensível. Desta forma, o corpo da mulher muda diariamente para este propósito. Uma mudança no seu ciclo menstrual, mesmo que pequena, reflecte uma mudança na bioquímica do seu organismo.

Porque razão as mulheres desenvolvem os sintomas do SPM? Todos nós estamos familiarizados com a frase “nós somos o que comemos.” Isto por si só responde á questão, mas vamos um pouco mais longe.

É desencorajador que a maioria dos médicos se recusem a aceitar a importância da nutrição na prevenção e recuperação do organismo. O que acontece ao nível celular, determina como nos alimentamos fisica e mentalmente. O equilíbrio dos nutrientes que consumimos determina o que acontece ao nível celular. Concluo que a SPM é apenas uma manifestação dos nossos maus hábitos de consumo e do stress da vida moderna.

É obvio que um desequilíbrio hormonal é um factor terrível que acentua os sintomas. O estrogeneo e a progesterona, são conhecidos como destabilizadores dos níveis de glicose no sangue, provocando um potencial estado de hipoglicémia. A flutuação acentuada dos níveis de açúcar no sangue, impossibilitam o cérebro de receber uma quantidade de glicose constante (hipoglicémia). Desta forma o “cérebro animal” manifesta-se.

Se a mulher estiver sobre stress (frequente na fase de menstruação) e consumir açúcar, as hormonas cerebrais podem provocar tensão nervosa e fadiga. O açúcar e a cafeína ao serem consumidos, aumentam os níveis de açúcar no sangue, como resposta o pâncreas liberta insulina, que tem a particularidade de baixar esses níveis. Basicamente a insulina funciona como um apaziguador da excitação, o problema é que a metabolização instantânea do açúcar e café, obriga a uma resposta rápida e stressante do pâncreas. Ao baixar os açúcares, entramos no ciclo vicioso da necessidade compulsiva de voltar a consumir açucares. Normalmente dizemos, “preciso mesmo de comer um doce!”.

A maioria das pessoas pensa que o açúcar lhes dá energia que precisam para o dia a dia. Na verdade rouba a energia e desperdiça a possibilidade de reter a energia no corpo. Queimar açúcar para combustível é a mesma coisa que queimar jornais para produzir calor – queima rapidamente com uma chama enorme, mas morre instantaneamente, necessitando de mais papel.

Eliminando a cafeína, açúcar e adoçante e fazendo uma dieta regrada, tendo como base os cereais integrais, vegetais, algas e leguminosas, a glicose pode ser estabilizada e as mudanças de humor não serem tão severas. Aconselhamos como complemento a procura de formas de libertação da tensão do organismo através do yoga, taichi, chi kung, etc.

Baseado no livro “Doctors look at Macrobiotics” Helen V Farrel

Anúncios

Written by thericeexperience

Dezembro 11, 2010 às 8:06 pm

Publicado em Doenças

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] http://pt.wordpress.com/tag/saude/ This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink. ← Escandalo:Dilma é acusada de planejar assalto […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: