Problemas De Pele, Dores Menstruais E Os Lacticínios
A Macrobiótica ajudou-me a compreender a relação existente entre a alimentação e os problemas de pele. Normalmente digo aos meus pacientes que problemas de pele são o reflexo do ambiente gastrointestinal e dos alimentos que entram pela nossa boca. Não tenho dúvidas da ligação existente entre o consumo de açúcar e as borbulhas. É interessante verificar que os pacientes que alteram as suas dietas, pioram ao nível de problemas de pele durante os primeiros meses, reflexo da fase de descarga do processo de cura.
A maior parte das mulheres nota que surgem pequenas borbulhas junto da boca antes do aparecimento do período. O diagnóstico oriental identifica a área perto da boca como a área dos órgãos de reprodução.
Eu vejo adolescentes com os mesmos problemas que as mulheres de 30 e 40 anos. É triste saber que existem muitas raparigas que sofrem de dores menstruais fortes, vomitam, sentem-se tontas e com dores de cabeça. Além disso, é possível que tenham problemas de pele, sofram de fadiga, e de mudanças de humor. O efeito de uma alimentação desequilibrada manifesta-se na puberdade, alturas em que naturalmente, as raparigas sofrem de grandes mudanças internas e stress.
Lembro-me quando era criança de ter tosse, gripes, infecções de ouvidos, combatidas ferozmente com antibióticos. Como não tirei as amígdalas e os adenóides, estava sempre a espirrar e muito congestionada durante a noite. O meu médico disse-me que era alérgica às penas. Passei a dormir com a almofada dentro de um saco de plástico. Não ajudou. A minha pele continuava em muito mau estado, acompanhada de enxaquecas fortes. As minhas menstruações eram muito dolorosas. Usava constantemente spray nasal durante muitos anos e tossia sempre de manhã. Descargas vaginais crónicas e cândidas eram comuns.
Claro que tudo isto foi provocado pelo leite e os lacticínios. Eu não quis acreditar na diferença da minha sinusite assim que parei de consumir leite num curto espaço de tempo. Foi um milagre. Gradualmente os meus problemas de pele foram desaparecendo, assim como as enxaquecas. Sintomas que voltam sempre que furo a dieta.
O meu pai sempre sofreu de congestionamento nasal, nariz tapado, e tosse com expectoração. Combateu os sintomas com o recurso a injecções e medicamentos que poucos resultados tiveram. Convenci-o a parar de consumir lacticínios. Ele não queria acreditar na mudança, passou inclusive a cheirar.
Texto da Dr.ª Helen V. Farrel, retirado do livro “Doctors look at Macrobiotics”
Deixe uma Resposta