Depressão, Doença Do Foro Neurológico, Psicológico Ou Mental?
A depressão reflecte um sentimento de tristeza permanente, desespero e normalmente resulta numa diminuição das capacidades funcionais. Alguns sinais incluem fadiga crónica, insónia ou dormir em demasia, perda de apetite ou apetite descontrolado, perda de capacidade sexual, dores de cabeça, perda de interesse pela vida, isolamento social, irritabilidade, disfunções gástricas, inadequação e sentimento de inutilidade, dificuldade de concentração e incapacidade de tomar decisões. Pode acontecer existirem sentimentos de culpa por causas menores seguidas de choros inexplicáveis. A taxa de sucesso na recuperação é alta, de qualquer forma é difícil para quem sofre de depressão conseguir observar pequenas melhorias. Caso não seja eliminada a causa da depressão, é normal haver recaídas.
De acordo com a Macrobiótica a depressão acontece devido a uma alimentação de extremo Yin. As depressões aumentam em alturas de inverno em que as noites são longas e os dias mais negros e curtos, tudo condições Yin. Psicologicamente, as causas de uma condição de extremo Yin são: a perda de alguém próximo; divorcio; despedimento; stress excessivo; preocupações várias. Fisicamente, a causa está directamente ligada a um estado de acidificação sanguínea ao nível do sistema nervoso, que leva a uma mau funcionamento das enzimas e falta de glucose e oxigénio no cérebro. Esta condição acontece devido a um consumo excessivo de açúcar refinado e gordura, que provoca deficiências nutritivas, problemas de estômago, dores de cabeça, problemas de tiróide, endometriose, alergias, levando à depressão.
Uma forma de resolução do problema é uma alimentação simples, tendo por base alimentos mais neutros: cereais integrais, vegetais, leguminosas, rejeitando todo o tipo de alimentos industrializados, não tomar drogas, álcool, carne, açúcar ou medicamentos.
Texto ‘The Rice Experience’
Deixe uma Resposta