As Solanáceas Dispensáveis(Batata;Beringela;Tomate;Pimento)
Henry Miller reconhecera intuitivamente o despreparo dos líderes actuais. Com a pena cortante e a tinta corrosiva que lhe eram características, escreveu: “No nosso mundo, os cegos guiam os cegos”. Exemplo perfeito deste despreparo, são os planos da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2008.
Na última quinzena de Outubro, a ONU elegeu 2008 como o Ano Internacional da Batata. Já podemos prever incentivos para plantar, divulgar e consumir o versátil vegetal. Podemos inclusive, contar com um site “recheado de dados sobre a batata”. Duvido muito, porém, que em tal endereço electrónico se encontrem informações, breves que sejam, como as que passamos a fornecer.
A batata inglesa, o tomate, a beringela e o pimentão são vegetais pertencentes à família das solanáceas, categoria que inclui plantas tóxicas como o tabaco e a beladona. Sabe-se que a solanina enfraquece o sangue, dilata o aparelho digestivo e provoca distúrbios no estômago e intestinos, levando inclusive ao surgimento de hemorróidas. Além disso, a batata contém ainda altos índices de potássio, o que compromete o seu uso como alimento regular.
Por serem muito expansivas (yin), as solanáceas, quando consumidas por aqueles que ainda fazem uso de carnes (yang), podem trazer uma sensação momentânea de bem-estar. Com o tempo, porém, seus efeitos prejudiciais manifestar-se-ão inevitavelmente.
Com essa iniciativa, a ONU concorre para aumentar sensivelmente o infortúnio de um sem-número de pessoas, o que nos permite fazer um rápido comentário: “lideranças autênticas são aquelas que libertam os homens de sua ignorância, proporcionando-lhes maior independência e bem-estar; já as falsas lideranças nos condenam à triste condição de perdedores, seja com relação às doenças, seja com relação à ignorância, seja com relação à dependência”. A que espécie de liderança pertenceriam os dirigentes da ONU?
Deixe uma Resposta