THE RICE EXPERIENCE

let food be the medicine

A Causa Das Enxaquecas

with one comment

A enxaqueca é uma dor forte que torna a pessoa incapaz de viver o dia-a-dia. Normalmente acontece de tempos a tempos e é acompanhada por outros sintomas. De qualquer forma existem sintomas que são comuns, como por exemplo, a incapacidade de visão momentânea, flashes, distorções, visão de alguns pontos brancos, náusea e vómito. Às vezes a pessoa fica pálida, mal disposta e com os ouvidos a zumbir ou mesmo olhos carregados. Pode durar de 6 a 12 horas. Tem a particularidade de atingir o lado esquerdo do cérebro.

O lado esquerdo do cérebro controla o lado direito do corpo, porque os nervos se cruzam no pescoço. As pessoas que utilizam mais a mão direita, têm tendência a utilizar mais o lado direito do corpo, o que os leva a uma diminuição de oxigénio do lado esquerdo do cérebro. Como existem mais pessoas a utilizar o lado direito do corpo, as enxaquecas atingem maioritariamente o lado esquerdo do cérebro. Desta forma, nos canhotos, as enxaquecas atingem o lado direito do cérebro.

As enxaquecas acontecem quando as artérias e veias que vão até ao escalpe e cérebro se contraem, dilatam e inflamam. Mas o que será que provoca este comportamento das artérias e veias? De acordo com a medicina ocidental, os ataques surgem da tensão ou desequilíbrios emocionais e ocorrem, geralmente, após momentos de stress, desequilíbrios menstruais, fadiga, excessivo consumo de álcool, alergias a certos alimentos, etc. As enxaquecas são mais frequentes nas mulheres. Revolta, raiva, constipação, causas hereditárias, fumar, consumo de drogas e a falta de exercício físico aumentam o risco de aparecimento de dores de cabeça.

Os factores acima descritos são considerados os principais responsáveis pela ocorrência das enxaquecas, de qualquer maneira, a falta de oxigénio no cérebro é a principal razão.

Existem causas yin e yang que provocam a falta de oxigénio no cérebro.

Nas causas yang, a temperatura do corpo tem tendência a subir, as bochechas ficam vermelhas e as pupilas mais pequenas. Acontece quando se consome uma quantidade excessiva de gordura, consequência do consumo de alimentos de origem animal. A gordura tem tendência a formar obstáculos nas veias do cérebro, impedindo a livre circulação de sangue. A falta de oxigénio de qualidade em circulação, origina as enxaquecas. Os alimentos de origem animal contêm demasiado sódio, são yang, e estimulam o sistema nervoso parassimpático, causando a contracção das pupilas, pele avermelhada no lado do cérebro afectado e elevadas temperaturas do corpo.

Nas causas yin, a temperatura do corpo baixa, a face fica pálida e as pupilas dilatam.
A falta de oxigénio yin, é provocada por alimentos ricos em açúcar, frutas, outros hidratos de carbono simples, bebidas alcoólicas e manteiga. Estes alimentos oxidam facilmente, consumindo uma grande quantidade de oxigénio, causando a sua falta nas células do cérebro. A manteiga não é um hidrato de carbono simples, mas oxida muito facilmente ao calor. Neste processo, a manteiga consome o dobro do oxigénio do que os hidratos de carbono simples. O consumo de manteiga, é uma das principais causas das enxaquecas. Os glóbulos vermelhos que resultam do consumo excessivo de alimentos yin são mais fracos e incapazes de transportar tanto oxigénio como os glóbulos vermelhos de uma pessoa saudável. Esta falta de oxigénio causa dores fortes dores na cabeça e resulta numa dor de cabeça yin. Mais tarde, estes alimentos estimulam o sistema nervoso simpático, causando uma dilatação das pupilas, cor de pele pálida no lado afectado pelo cérebro, e dilatação das células do cérebro.
Demasiada água no corpo pode provocar enxaquecas de origem yin. O metabolismo dos hidratos de carbono simples produz água, que é adicionada aos fluidos ingeridos, aumentando assim a sua circulação no cérebro. Como resultado, as células cerebrais expandem-se e pressionam os nervos contra o cérebro, surgindo as dores.

Para um melhor controlo deste sintoma, The Rice Experience recomenda uma dieta focada nos cereais integrais, vegetais, algas e leguminosas. Simplificar a alimentação, simplifica a vida.

Exemplos de alimentos yin: açúcar, fruta, droga, medicamentos, mel, leite e derivados, etc.
Exemplos de alimentos Yang: ovos, carne, peixe, etc.

Anúncios

Written by thericeexperience

Maio 30, 2011 às 2:34 pm

Publicado em Doenças

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Alimentação e paz é tudo!

    Nelci Barros

    Fevereiro 18, 2012 at 10:29 pm


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: