THE RICE EXPERIENCE

let food be the medicine

A Importância Dos Vegetais Biológicos e Cereais Integrais

leave a comment »

Ainda num passado recente, os vegetais, cereais integrais e a maior parte das plantas eram consideradas como fibra, principais responsáveis por um bom funcionamento intestinal. Essa ideia além de redutora, desconsidera o grupo mais importante de alimentos que abrange e sustenta a vida no planeta terra. Os minerais do trigo integral, o efeito estabilizador dos níveis de açúcar do sangue que proporciona o arroz integral, os fito nutrientes, anti-oxidantes, presentes nos vegetais e que protegem o DNA, têm efeitos anti-tumor, reduzem o colesterol, fortalecem o sistema imunitário, etc. Representam uma pequena amostra dos benefícios disponíveis nos alimentos integrais e biológicos – que nos ultrapassam quando os consumimos na versão refinada através de processos industriais. Cada cereal integral, incluindo o millet, quinoa, cevada, centeio, milho, trigo-sarraceno, amaranto, etc. são ricos em minerais, vitaminas, hidratos de carbono além de uma quantidade variada de nutrientes característicos, assim como propriedades curativas relacionadas.

Os últimos estudos feitos á fito química dos legumes, cereais, frutos secos e frutos, demonstraram que cada planta tem uma quantidade enorme de propriedades valiosas e nutritivas específicas. Cada vez que escolhemos alimentos refinados, quer seja através de farinhas brancas processadas, arroz branco e outros cereais, óleos refinados e açucares, limitamos a possibilidade de: fortalecer o sistema imunitário; de regular os níveis de glicose estabilizando as nossas emoções; proteger-nos de doenças degenerativas, etc, no geral, dificultam a experiencia de vida harmoniosa e equilibrada que a versão integral proporciona.

 A maior parte das pessoas não se apercebe dos benefícios do consumo do produto integral, que nos protege e rejuvenesce. A capa dos cereais integrais que tem como função a protecção, transfere-se para nós, fortalecendo a nossa capa, actuando como escudo. Optar pelos refinados sem capa, proporciona-nos uma vida de desequilíbrios e acidentes constantes, sem capa, sem escudo, sem protecção.

 Se uma civilização desnutrida, como a sociedade moderna onde vivemos, reencontrar o valor dos cereais e vegetais na sua forma completa, rapidamente torna-se na terra da moderação e saúde abundante.

 Baseado no livro de AnneMarie Colbin “Food and Healing”

Anúncios

Written by thericeexperience

Dezembro 28, 2011 às 5:13 pm

Publicado em Super Alimentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: