THE RICE EXPERIENCE

let food be the medicine

As Alergias Dos Alérgicos Ao Mundo

leave a comment »

Devíamos encarar as reacções alérgicas aos alimentos como uma simples mensagem do nosso corpo a classificá-los como inapropriados. As reacções a alimentos refinados, processados ou químicos são benéficas, porque ao danificar a nossa saúde, permitem-nos optar pelo não consumo.

Por esta altura, todos sabemos que a principal fonte de alergias vem do leite e dos seus derivados. Para evitar estas manifestações alérgicas, devemos deixar de os consumir. Caso o apego seja demasiado grande, sugerimos o consumo esporádico de leite de arroz ou aveia como substituto, até não ser necessário o consumo de qualquer leite. Ao contrário do divulgado, o leite de vaca não é juventude, não é necessário para se ter ossos fortes, não resolve o problema da osteoporose. É sim responsável pela maioria das doenças existentes neste planeta.

De qualquer forma, as alergias também decorrem de alimentos como o trigo, o milho, a soja e outros alimentos processados, deixando uma pergunta por responder. Porque será que estes produtos não são tolerados? Descobrimos que as pessoas que têm reacções alérgicas a certos alimentos, não são sempre alérgicos, mas sim reagem a pobres combinações alimentares. Em relação ao trigo, raramente combinamos o seu consumo com vegetais de folha verde, ou raízes. Esta é, sem dúvida, a melhor forma de os combinar. A maior parte das vezes é consumido sob a forma de pão, numa sanduíche, com queijo, carne ou manteiga de amendoim. Ao pequeno-almoço, é comido sob a forma de torrada com ovos e bacon. Os vegetarianos utilizam as manteigas provenientes de frutos secos e patês vegetais.

A maior parte dos cereais, sob a forma de semente, têm ácido fítico na casca. Este elemento tem a capacidade de aprisionar minerais importantes, tornando-os inassimiláveis pelo nosso organismo. Para evitar que aconteça podemos socar, demolhar, ou germinar os cereais. Desta forma, tornamos estes super alimentos em alimentos por excelência e diminuímos a probabilidade de provocar alergias.   

Todos os subprodutos provenientes dos cereais integrais, como por exemplo as farinhas, o arroz branco desnutrido, etc., devem ser consumidos na sua forma integral e nunca sob a forma de alimento processado. Processar o cereal desnutre e destrói a essência da sua existência. Corrompe por completo a natureza, incapacitando-a de nos proporcionar alimentos nutritivos.

As causas das alergias não são só alimentares. Nas últimas décadas temos verificado casos de hipersensibilidade a todo o tipo de substancias, como pelos de animais, pó, água, sol, etc. A um nível psicológico, estas reacções físicas podem estar também relacionadas com sentimentos de isolamento, separação, arrogância – incapacidade de aceitar o mundo. Fisiologicamente, representa fraca imunidade e mau funcionamento do fígado. O melhor remédio para as alergias será diminuir os sentimentos de separação, frustração, revolta, raiva, através de uma dieta alimentar ajustada, tendo por base os cereais, vegetais e algas. Desta forma o fígado tem a capacidade de se auto regenerar, reequilibrar, reajustar e recuperar as suas funções base, aniquiladas pelos os excessos passados.

Baseado no  livro “Doctors look at Macrobiotics” de Edward Esko

Anúncios

Written by thericeexperience

Janeiro 19, 2012 às 7:53 pm

Publicado em Doenças

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: