THE RICE EXPERIENCE

let food be the medicine

O Aumento Na Procura Da Quinoa

with one comment

IMG_1546

A Quinoa floresce nas condições mais hostis, sobrevivendo ao gelo nocturno assim como a temperaturas de 40 graus durante o dia. É uma planta de grandes altitudes, que cresce a 3600 metros acima do nível do mar, com menos oxigénio e em solos pouco férteis, crescendo onde nada cresce.

As suas elevadas propriedades nutricionais preenchem os sonhos dos nutricionistas, que o receitam, aumentando ferozmente a sua procura nos países desenvolvidos. De cultivo sagrado para as culturas dos Andes, tornou-se num super alimento para as classes médias da Europa, Estados Unidos, China e Japão.

A procura crescente por este cereal significa menos consumo na Bolívia e Peru, países de origem, onde o preço triplicou desde 2006. Existe a preocupação de que este aumento de consumo poderá provocar problemas de má nutrição, visto que os produtores poderão preferir vender as suas colheitas do que usá-las para consumo local.

A quinoa real, que cresce somente no sul da Bolívia, tem mais proteínas, vitaminas e minerais do que o caviar. É o único vegetal que contem todos os 10 aminoácidos essenciais. O seu valor calórico é maior do que os ovos e leite, sendo comparado apenas com a carne. A importância que ganhou no mercado, fez com que muitos agricultores voltassem às terras, fugindo das cidades, à procura de uma melhor qualidade de vida. Esta situação potencializou um aumento na disputa das terras para cultivo.

A preocupação crescente na diminuição do seu consumo interno, surge também, devido ao aumento da oferta de produtos processados, como arroz branco, massas, doces, refrigerantes, etc. Esta substituição dos alimentos que constituíram a base da nutrição das civilizações durante centenas de anos, acarreta custos incalculáveis para a saúde dos povos.

Os especialistas apontam o aumento da produção, para fazer face às necessidades internas, baixando os preços, de forma a nutrir as populações.

A lógica do sistema capitalista assenta na procura e oferta não sendo considerado sequer a importância da localização geográfica dos produtos. O petróleo proporcionou uma facilidade no transporte dos bens de consumo. Tudo o que é procurado é satisfeito. Esta realidade assustadora parece ausentar de responsabilidade todos nós, que somos os únicos responsáveis. A satisfação das nossas necessidades tem um preço bem maior do que o preço de mercado.

Baseado numa noticia do site do Jornal “The Guardian”

Anúncios

Written by thericeexperience

Janeiro 15, 2013 às 5:13 pm

Publicado em Super Alimentos

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Seria muito natural a exportação desse produto, se houver em excesso. Agora, se ao retirarem esses produtos da sua origem, deixando as populações desnutridas, pensando só no lucro. Isso já significa ganância! Não interessando que esses povos fiquem doentes, desde que os capitalistas encham os bolsos… 🙂

    Vitália Baião

    Janeiro 17, 2013 at 5:42 pm


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: