THE RICE EXPERIENCE

let food be the medicine

Alguns Quimicos Dos Alimentos Processados

leave a comment »

Gostaríamos de partilhar com os nossos leitores alguns dos químicos mais utilizados pela indústria, que legalmente os adiciona aos produtos que consumimos no nosso dia-a-dia. Nós começámos a abdicar destes produtos à medida que os fomos conhecendo, à medida que fomos ganhando consciência do efeito nocivo que têm na nossa saúde.

Não faz sentido ignorar os seus efeitos porque por um lado, consumimo-los indiscriminadamente à espera que os nossos órgãos decifrem a mistura complexa de ingredientes estranhos, por outro, vivemos apavorados com as bactérias e vírus que ajudamos a criar nos nossos organismos, fruto do enfraquecimento na metabolização dos primeiros. Hoje em dia, estes nomes estranhos, complicados e difíceis de decorar deixaram de ter importância. Se algum alimento tem um nome diferente de: cenoura, carne, peixe, alface, inhame para nós já não conta, dizemos, simplesmente, que não faz parte da nossa dieta.

 

Acesulfame-K ou Acesulfame Potassium

acesulfame e aspartameO que é: Um adoçante artificial livre de calorias. É normalmente utilizado com outros adoçantes artificiais de forma a camuflar o sabor amargo.

Encontrado: Em mais de 5000 produtos, incluindo refrigerantes “diet” e gelados sem açúcar.

O que precisamos saber: Mesmo aprovado pelo FDA, existem indivíduos da indústria alimentar que garantem que os estudos em que se basearam a sua aprovação, foram forjados. Estudos em animais demonstraram o aparecimento de tumores no peito e nos pulmões, assim como problemas de tiróide.

Aspartame

aspartameO que é: Um adoçante artificial com quase zero calorias, produzido através de uma combinação entre 2 aminoácidos e metanol. Muito usado nos refrigerantes “diet”, o aspartame é 180 vezes mais doce do que o açúcar.

Encontrado: Em mais de 6000 produtos, incluindo refrigerantes “diet”, iogurtes, pastilhas. Outros nomes que significam o mesmo que Aspartame: Nutrasweet, Equal, Spoonful, Naturtaste, E951, Canderel, Benevia, 951 e Fenilalanina.

O que precisamos saber: Nos últimos 30 anos, o FDA tem recebido milhares de reclamações de consumidores com sintomas de desequilíbrios neurológicos, como enxaquecas, perda de memória, tonturas e ataques epilépticos. Muitos estudos garantem ser inofensivo, enquanto outros estudos o ligam a vários tipos de cancro.

Titanium DioxideDióxido de Titânio ou Titanium Dioxide E171

O que é: Um componente do elemento metálico do titânio, normalmente usado em tintas, protectores solares e como corante alimentar. A indústria alimentar utiliza-o para transformar os produtos brancos.

Encontrado: Em molhos para saladas, cosmética, ketchup, alguns queijos, pasta de dentes, tintas, maionese, etc.

O que precisamos saber: O titânio é uma substância mineral muitas vezes contaminada com resíduos tóxicos. É utilizado em 70% dos pigmentos mundiais utilizados na indústria.

soda1Glifosato ou Glyphosphate

O que é: Um químico utilizado na agricultura de milho e soja geneticamente manipulado.

Encontrado: Em todos os produtos que contêm soja e milho transgénico. Como é um herbicida muito utilizado é consumido pela planta e consequentemente consumido por nós.

O que precisamos saber: Provoca obesidade, problemas de aprendizagem e infertilidade.

untitledBHA ou Butylated Hydroxyanisole

O que é: Um antioxidante derivado do petróleo usado para conservar gorduras e óleos.

Encontrado: Cervejas, bolachas, cereais, manteiga, etc.

O que precisamos saber: Provoca cancro no estômago de ratos, é considerado carcinogénico.

Gordura Interesterificada ou Interesterified Fat

Interesterified FatO que é : É um tipo de gordura que é obtida pela junção de óleo hidrogenado e não hidrogenado, de forma a não deixar o óleo ficar rançoso, mudando o ponto de saturação de forma a facilitar as frituras. Surgiu da necessidade de substituir as gorduras trans-saturadas.

Encontrado: Pastelaria, tartes, margarinas, jantares congelados, sopas congeladas.

O que precisamos saber: Um estudo feito na Malásia descobriu que 4 semanas de dieta com 12% de gordura interesterificada, aumentou os níveis de colesterol LDL e HDL, assim como os níveis de glicose com um decréscimo na resposta da insulina.

(Allura Red)Vermelho#3 (Eritrosina) e Vermelho#40 (allura AC) ou Red#3 (Erythrosine) and Red#40 (Allura Red)

O que é: É um colorante alimentar. O #40 é o mais utilizado na América.

Encontrado em: Bolo de chocolate, rebuçados, gomas, cereais, bolachas, refrigerantes.

O que precisamos saber: O FDA tentou retirar o #3 do mercado mas sem sucesso. Depois deste colorante ter sido ligado a tumores na tiróide, o FDA conseguiu retirar do mercado a sua vertente líquida, na indústria farmacêutica e na indústria cosmética.

Amarelo #5Amarelo #5 (Tartrazina) e Amarelo #6 (Amarelo Crepúsculo) ou Yellow#5 (Tartrazine) and Yellow #6 (Sunset Yellow)

O que é: São colorantes usados para dar cor á comida processada.

Encontrado: Cereais, pudins, pão, refrigerantes, batatas fritas, bolachas e condimentos.

O que precisamos saber: Provocam dificuldades de aprendizagem e de concentração, assim como tumores nos rins e no intestino. Um dos estudos em que os ratos consumiram grandes quantidades do Amarelo#6 foi concluído que não conseguiam nadar a direito. O FDA não entende que estes resultados tenham algum impacto nos humanos.

Anúncios

Written by thericeexperience

Novembro 21, 2013 às 12:29 pm

Publicado em Alimentos Processados

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: