THE RICE EXPERIENCE

let food be the medicine

Industria Alimentar E A Degradação Da Saúde

leave a comment »

holism-500x375A nossa obsessão com o crescimento económico e o sistema de valores que o sustenta, tem vindo a criar um ambiente físico e mental bastante prejudicial á nossa saúde. O aspecto mais trágico deste dilema social, é que a doença criada pelo sistema económico é causado, não só pelos processos produtivos da indústria, mas também pelos alimentos ai produzidos, fortemente anunciados como necessários para a manutenção da expansão económica. Para aumentar os lucros num mercado saturado, os produtores têm que produzir o mais barato, baixando obviamente a qualidade dos produtos.

Mesmo sendo produtos de baixa qualidade, são gastos milhões em publicidade de forma a condicionar a escolha e a opinião e gostos dos clientes. Esta pratica, que se tornou uma parte integrante e imprescindível da economia, provoca uma serie de problemas nutricionais e de saúde, tornando este sistema caduco e insustentável.

A indústria alimentar representa um exemplo gritante de responsabilidade num problema de saúde pública, gerada pelos interesses comerciais. De qualquer forma, a nutrição é um dos factores mais importantes nas nossas vidas, ideia não enfatizada pelo nosso sistema de saúde e médicos notoriamente ignorantes no que respeita á dieta e nutrição. De qualquer forma, as características básicas de uma dieta saudável são bem conhecidas. Para ser saudável e estar bem nutrido, uma dieta deve ser equilibrada, baixa em proteína animais e rica em hidratos carbonos complexos. Este facto pode ser atingido através de três grupos de alimentos básicos – cereais integrais, vegetais e frutas. Mais importante ainda é, preencher três requisitos: os alimentos devem ser naturais, consistindo em alimentos orgânicos no seu estado natural; devem ser integrais, completos e não fragmentados, sem ser processados ou enriquecidos, sem químicos, locais e sem aditivos.

Estes requisitos dietéticos são extremamente simples, e mesmo assim são quase impossíveis de serem praticados, nos dias de hoje.

Baseado num texto do livro “Turning Point” de Fritjof Capra

Anúncios

Written by thericeexperience

Junho 9, 2015 às 3:51 pm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: